Gazeta Esportiva

Nadal vira sobre Ferrer e enfrenta Djokovic por vaga na final em Londres

Os espanhóis Rafael Nadal e David Ferrer entraram na quadra da Arena O2 nesta sexta-feira já cientes de seus destinos no ATP Finals de Londres. O primeiro, com duas vitórias, já garantido na semifinal, enquanto o segundo estava eliminado, independente do resultado. Mesmo assim, o duelo foi bastante acirrado. Ferrer saiu na frente, mas Nadal virou e conquistou a vitória por 2 sets a 1, com parciais de 6/7 (2-7), 6/3 e 6/4, após 2h37 de embate.

Foi o 24º triunfo de Nadal em 30 jogos contra Ferrer. O resultado classifica Nadal como líder do grupo B, já que o tenista também derrotou Stan Wawrinka e Andy Murray e terminou a primeira fase com 100% de aproveitamento – mesmo desempenho de 2010 e 2013, ocasiões em que alcançou a final.

Para repetir o feito, o espanhol terá que passar por ninguém menos que o sérvio Novak Djokovic, número 1 do mundo. Os dois já se enfrentaram 46 vezes e Nadal lidera o retrospecto por 23 a 22. A outra semifinal será disputada entre Roger Federer e o vencedor entre Wawrinka e Murray.

Nadal se classificou de forma invicta para a semifinal em Londres, na qual enfrentará Djokovic (foto: Glyn Kirk/AFP)

Nadal começou o jogo de maneira contundente. Quebrou os dois primeiros serviços do adversário e abriu 3/0, mas Ferrer logo reagiu, devolveu as quebras e deixou tudo igual. O número 5 do mundo converteu mais um break point no 11º game e só precisava confirmar o serviço para fechar a parcial.

Ferrer, no entanto, cresceu muito na partida e impôs três break points, todos salvos pelo canhoto de Manacor, que ainda reverteu a desvantagem e chegou ao set point. O número 7 ainda desperdiço mais uma chance de quebra antes de finalmente forçar o tiebreak. Foram três mini breaks de Ferrar contra um de Nadal, derrotado pro 7/6 (7-2).

A primeira ameaça de quebra do segundo set só veio no sexto game, pelas mãos de Nadal, mas Ferrer salvou o perigo. Porém ele não teve a mesma sorte no oitavo game, acabou quebrado e viu o compatriota fechar o set e empatar no marcador.

Ferrer lutou muito no início da parcial final, salvando cinco break points logo no primeiro serviço. No nono game, porém, Nadal voltou a forçar a quebra e precisou apenas confirmar o serviço seguinte para assegurar o triunfo e a classificação invicta.

As estatísticas comprovam a superioridade de Nadal na partida. O tenista de Manacor foi melhor em winners (32 a 25) e cometeu menos erros não forçados (33 a 42), mas foi pior em aces (1 a 6). Ambos acertaram 64% dos pontos do primeiro serviço, mas Nadal conquistou 68% dos pontos segundo contra 44% de Ferrer.

Exit mobile version