Italiano vacila no 3º set e uruguaio Cuevas é campeão em São Paulo - Gazeta Esportiva
Italiano vacila no 3º set e uruguaio Cuevas é campeão em São Paulo

Italiano vacila no 3º set e uruguaio Cuevas é campeão em São Paulo

Gazeta Esportiva

Por GazetaEsportiva.net

15/02/2015 às 18:28

São Paulo, SP


O uruguaio Pablo Cuevas, 32º colocado no ranking mundial, tornou-se o grande campeão da edição 2015 do ATP 250 de São Paulo, disputado na quadra de saibro do Ginásio do Ibirapuera, na capital paulista. Na final deste domingo, ele venceu o italiano Luca Vanni (149º), algoz do brasileiro João “Feijão” Souza na fase anterior, por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 3/6 e 7/6 (7-4), em 2h02 de partida.


Aos 29 anos, o sul-americano conquista o terceiro título na carreira – os outros dois foram conquistados em Umag e Bastad, no ano passado. Além de engordar a conta bancária em mais de 80 mil dólares (cerca de R$ 226 mil), Cuevas somará mais 250 pontos no ranking da ATP e deverá subir ao grupo dos 20 melhores a partir desta segunda-feira.


Vanni, por sua vez, alcançou a primeira final de um torneio de nível ATP na carreira. O italiano vacilou na decisão e chegou a sacar para o título no terceiro set, em 5/4, mas não aproveitou e viu o uruguaio levar a final para o tie break. Lá, os dois tenistas erraram muito pelo nervosismo, porém Cuevas foi mais frio e ficou com o título.


Mesmo com a derrota, Luca vai acumular mais 150 pontos no ranking e ganhar boas posições na lista da ATP, além de pegar um cheque de pouco mais de 42 mil dólares (cerca de R$ 120 mil). Vanni só chegou à chave principal do torneio por conta da desistência do primeiro pré-classificado, o espanhol Feliciano Lopez.


O uruguaio Pablo Cuevas venceu o italiano Luca Vanni na final do Aberto do Brasil, por 2 sets a 1 (Foto: Marcello Zambrana/ Aberto do Brasil)
O uruguaio Pablo Cuevas venceu o italiano Luca Vanni na final do Aberto do Brasil, por 2 sets a 1 (Foto: Marcello Zambrana/ Aberto do Brasil) - Credito: Divulgação


O jogo – Luca Vanni não se intimidou e começou bem a partida. O italiano executou bem os saques, como é de praxe, e confirmou os primeiros serviços. O problema é que o uruguaio não ficou atrás e não encontrou dificuldades quando tinha de sacar.


No nono game, a técnica uruguaia se impôs. Cuevas foi agressivo, não temeu o saque do italiano e conseguiu a quebra sem sofrer nenhum ponto. Depois, o número 32 do mundo confirmou o serviço, novamente sem problemas, e fechou a parcial em 6/4.


Se não dá na técnica, vai com a força. Foi com esse pensamento que Vanni foi para o “tudo ou nada” no segundo set. O italiano deixou o jogo tímido de fundo de quadra e passou a subir mais à rede. Deu resultado. O 149º do mundo quebrou o serviço do uruguaio no segundo game e depois abusou das pancadas no saque para abrir 3/0.


Somente na segunda parcial, Vanni disparou nada menos que oito aces, contra nenhum de Cuevas. O europeu ainda registrou um aproveitamento de 66% no primeiro serviço, diante de 38% do adversário. Assim, Luca administrou bem a vantagem no marcador e empatou a decisão com um 6/3.


Luca Vanni foi agressivo na segunda parcial e empatou a partida, levando a decisão para o terceiro set (Foto: Aberto do Brasil)
Luca Vanni foi agressivo na segunda parcial e empatou a partida, levando a decisão para o terceiro set (Foto: Aberto do Brasil) - Credito: Divulgação


No terceiro e decisivo set, ambos os tenistas confirmaram os serviços sem maiores dificuldades até o nono game, quando Vanni aproveitou uma dupla falta e um erro não forçado de Cuevas para conquistar a quebra e abrir 5/4 , fechando o game com uma bela passada.


Sacando para o jogo, Vanni não escondeu a ansiedade, errou muito, e não conseguiu confirmar a quebra. Na sequência, Cuevas aproveitou mais uma vez os erros não forçados do italiano e fez 6/5. Depois, o europeu voltou a sacar bem e empatou a parcial, forçando a decisão do título para o tie break de desempate.


Lá, os tenistas tiveram muitas dificuldades no saque e cometeram muitos erros não forçados, porém foi Cuevas quem conseguiu errar menos. Assim, o sul-americano obteve cinco mini quebras, contra três de Vanni, e sagrou-se campeão do ATP 250 de São Paulo com uma bela passada como golpe final.

Conteúdo Patrocinado