Gazeta Esportiva

Goffin bate jovem britânico em 5 sets e Bélgica larga na frente em final

David Goffin sofreu, mas venceu Kyle Edmund em cinco sets e abriu o placar para a Bélgica (Foto: John Thys/ AFP)

David Goffin sofreu, mas virou sobre Kyle Edmund e abriu o placar para a Bélgica na final (Foto: John Thys/AFP)

Por pouco David Goffin não foi vítima de uma das maiores zebras da edição de 2015 da Copa Davis. No confronto que abriu a final da competição, nesta sexta-feira, o 16º colocado do ranking mundial venceu, de virada, o jovem britânico Kyle Edmund, número 100 na lista da ATP e estreante do torneio, e abriu o placar para a Bélgica, que manda as partidas decisivas no saibro da cidade de Gent.

Mesmo empurrado pela barulhenta torcida, Goffin esteve irreconhecível no início da partida, mas reagiu a tempo para derrotar o duro adversário por 3 sets a 2, com parciais de 3/6, 1/6, 6/2, 6/1 e 6/0, após 2h47 de confronto na lotada arena da Expo Flanders, ocupada por 13 mil pessoas.

Com apenas 20 anos de idade, Edmund é natural de Joanesburgo, na África do Sul, mas naturalizou-se britânico e foi convocado pelo capitão Leon Smith, superando a concorrência de James Ward, 156º do mundo.

A escolha foi fruto do desempenho de Kyle em quadras de saibro, piso em que faturou um dos três títulos do circuito Challenger nesta temporada, em Buenos Aires, na Argentina. O britânico também conseguiu superar o qualifying de Roland Garros, onde foi eliminado na primeira rodada diante do ucraniano Alexandr Dolgopolov. Ele também disputou a chave principal de Wimbledon, caindo também na estreia.

Logo mais, às 14h00 (de Brasília), Andy Murray, vice-líder do ranking mundial, buscará o empate para a Grã-Bretanha contra Ruben Bemelmans, 108º do mundo. Este será o primeiro embate entre os dois tenistas, que buscam acabar com marcas negativas de seus respectivos países.

Vice-campeã em 1904, quando perdeu justamente para a Grã-Bretanha, a Bélgica busca o título inédito, enquanto os britânicos, donos de nove troféus, querem acabar com um jejum de 79 anos, já que não vencem a competição desde 1936.

O jovem britânico Kyle Edmund saiu na frente, mas não resistiu à pressão exercida por David Goffin (Foto: John Thys/AFP)

O jogo – Após um longo primeiro game em que Edmund precisou salvar dois break points, o jovem britânico se soltou em quadra e, com golpes agressivos da linha de base, conquistou duas quebras de serviço com facilidade, abrindo 5/0 no placar. Goffin esboçou uma reação ao devolver uma das quebras e vencer três games seguidos, mas não deteve o ímpeto de Kyle que, com o saque potente, fechou a primeira parcial em 6/3.

Assustado e nervoso com o desempenho do estreante em Copa Davis, Goffin foi ainda pior no segundo set. Após fazer 1/0 com alguma dificuldade, o belga voltou a cometer muitos erros não forçados (9 a 1) e viu Edmund, que se mantinha agressivo e calmo, vencer seis games consecutivos e ficar muito próximo da surpreendente vitória.

Cerca de 13 mil pessoas acompanharam à virada histórica de David Goffin sobre Kyle Edmund (Foto: John Thys/AFP)

Quando o belga parecia derrotado, eis que ele acorda. Mais tranquilo e aproveitando a ansiedade do jovem britânico, Goffin atacou o saque do adversário com sucesso, vencendo dois games de devolução. Na sequência, uma troca de quebras manteve a vantagem para o tenista da casa, que levou a parcial e diminuiu o prejuízo.

O quarto set foi apenas uma extensão do terceiro. Apoiado pela barulhenta torcida belga, David continuou firme, embora não estivesse em seus melhores dias, para forçar novos erros do britânico. E foi o que aconteceu. Edmund, já demonstrando estar cansado física e mentalmente, não resistiu à agressividade do adversário, foi quebrado em mais três oportunidades e viu o jogo ficar empatado em 2 sets a 2.

No quinto e decisivo set, um passeio belga. Muito mais confiante em relação ao começo da partida, Goffin foi agressivo, aplicou bons golpes e passadas de direita e empurrou Edmund para o fundo da quadra. Subindo bem à rede, o tenista da casa não teve dificuldades para conquistar mais três quebras de serviço, vencer seus games de saque e fechar o duro embate inicial com um pneu (6/0).

Exit mobile version