100 #Wimbledon singles matches, so many impressive numbers.@DjokerNole | @IBM pic.twitter.com/wksxpF50Pq
— Wimbledon (@Wimbledon) July 10, 2023
O sérvio de 36 anos tinha vencido os dois primeiros sets no tie break na véspera, quando o duelo foi paralisado, devido à norma em Wimbledon que impede que os jogos continuem após às 23h (horário local).
"Eu estava perdendo por 3/6 no tie break do primeiro set, e a partida poderia ter sido bem diferente se ele tivesse vencido este primeiro set", analisou "Nole".
No reinício desta segunda-feira, o terceiro set também se encaminhava para o tie break até que, com 6-5 a favor, Hurkacz conseguiu quebrar o serviço de Djokovic e forçar a quarta parcial.
O tenista polonês, considerado um dos maiores sacadores do circuito, usou bem sua principal arma e conseguiu 28 aces nos três primeiros sets, aproveitando 85% dos pontos com o primeiro serviço, com saques de mais de 200 km/h.
"Ele jogou uma partida incrível. Não me lembro da última vez que me senti tão impotente recebendo um serviço", comentou Djokovic após a partida.
Mas, no quarto set, Hurkacz sofreu sua primeira quebra em todo o torneio, o que permitiu a Djokovic abrir 5-3 de vantagem e sacar para o jogo para garantir a vitória.
"Nole", que busca seu 24º título Grand Slam, enfrentará na próxima fase o russo Andrey Rublev (7º), que bateu o cazaque Alexander Bublik (26º).
Rublev é um jogador "muito diferente" de Hurkacz, ressaltou Djokovic. "Ele tem um dos maiores 'forehands' do circuito, gosta de comandar as trocas de bola... mas não vou entrar em detalhes táticos", disse o sérvio sobre seu adversário nas quartas de final.