Gazeta Esportiva

Djokovic passa aperto, mas bate López e pega atual campeão na semi

Líder do ranking mundial, Novak Djokovic está a duas vitórias do bicampeonato do Aberto dos Estados Unidos. Na madrugada desta quarta-feira, o sérvio passou aperto contra o espanhol Feliciano López, cabeça de chave número 18, mas venceu e alcançou sua nona semifinal consecutiva no Grand Slam disputado nas quadras rápidas de Nova York.

Djokovic conquistou a sexta vitória em seis partidas diante do rival espanhol, por 3 sets a 1, com parciais de 6/1, 3/6, 6/3 e 7/6 (7-2), após 2h39 de confronto na quadra central Arthur Ashe. Este também foi o 50º triunfo em 59 partidas pelo Major norte-americano.

Na busca pela sexta final em Flushing Meadows, o melhor tenista da atualidade enfrentará o atual campeão do torneio, o croata Marin Cilic, número 9 do mundo, que se classificou ao vencer batalha de cinco sets contra o francês Jo-Wilfried Tsong (18º). O confronto está marcado para a próxima sexta-feira, dia 11.

Djokovic e Cilic já se enfrentaram em 13 oportunidades e o retrospecto não é nada animador para o croata. Isso porque o sérvio se deu melhor em todos os duelos, incluindo uma partida pelo Aberto dos Estados Unidos, em 2008, quando Nole venceu por 3 sets a 1 na terceira rodada.

O sérvio Novak Djokovic bateu Feliciano López e avançou à sua nona semifinal em Nova York (Foto: Stan Honda/AFP)

O jogo – Djokovic começou a partida em ritmo intenso e mostrou que o objetivo era não passar pelos apuros das oitavas de final, em que sofreu para vencer o também espanhol Roberto Bautista Agut. O sérvio, então, disparou pancadas, venceu cinco games e depois fechou o primeiro set por 6/1, em apenas 26 minutos.

No entanto, todo o ímpeto do número 1 do mundo sucumbiu na segunda parcial. Após salvar um break-point logo de cara, Feliciano quebrou o serviço de Djoko e em seguida sacou bem para abrir 3/0. Na sequência, o espanhol só precisou administrar a vantagem para empatar o duelo.

O terceiro set foi um reflexo do segundo, mas a favor de Nole, que abriu 3/0 com uma quebra à frente. No sétimo game, López desperdiçou duas chances de rechaçar o saque do sérvio e voltar para o jogo, o que seria fatal para suas pretensões. Aí o melhor do mundo não deu mais chances para o adversário e desempatou o confronto.

O quarto set foi o mais equilibrado do jogo. Ambos os tenistas confirmaram seus serviços com tranquilidade e forçaram o tie-break. No desempate, Djokovic foi mais agressivo, angariou três mini-quebras, contra nenhuma do espanhol, e venceu por 7-2, assegurando a vaga nas semifinais do Aberto dos Estados Unidos.

Exit mobile version