Gazeta Esportiva

Djokovic elimina atual campeão e se garante na final do Aberto dos EUA

Novak Djokovic é o primeiro tenista no ranking da ATP (Foto:   Matthew Stockman/Getty Images/AFP)
Novak Djokovic é o primeiro tenista no ranking da ATP (Foto: Matthew Stockman/Getty Images/AFP)

Líder do ranking mundial de tênis da ATP, Novak Djokovic se classificou para a final do Aberto dos Estados Unidos na noite desta sexta-feira, ao derrotar o atual campeão do torneio, Marin Cilic, por 3 sets a 0. Com parciais de 6/0, 6/1 e 6/2, o sérvio eliminou o croata em 1h28 e caminha para seu segundo título do Master americano.

O duelo marcou o 14º encontro entre Djokovic e Cilic, com todos os resultados favoráveis ao melhor tenista da atualidade. Agora o 1º do mundo se prepara para o 42º confronto com Roger Federer (2º) na carreira. O último encontro da dupla em uma final de Grand Slam foi em Wimbledon, ainda este ano, com triunfo do próprio sérvio.

Caso saia vitorioso na finalíssima, Djokovic conquistará o terceiro Grand Slam na temporada 2015, somando os títulos de Wimbledon e do Aberto da Austrália. Em território americano, a única conquista veio em 2011, diante do espanhol Rafael Nadal.

O jogo – No primeiro set o sérvio realizou três quebras e garantiu a primeira parcial com pneu (6/0). Foram 78% de pontos conquistados no primeiro serviço, contra 67% do adversário. De modo semelhante, o 1º no ranking ditou o ritmo do restante do jogo, fazendo duas quebras e deixando Cilic pontuar apenas uma vez na parcial seguinte.

O último set abriu com Djokovic realizando mais uma conversão. No quarto game, Cilic conseguiu devolver a quebra, mas logo em seguida viu o sérvio retomar a dianteira e levar duas conversões a seu favor, fechando a parcial em 6/2. Ao todo, o 9º do mundo conquistou 39 pontos e viu o rival levar 83.

“Eu já ganhei uma final de Aberto dos Estados Unidos e perdi quatro, mas dei o melhor de mim nessas quadras desde 2007, quando disputei minha primeira final de Grand Slam”, afirmou Djokovic ao fim da partida. “Não posso prever minhas habilidades (para a final), mas garanto que vou me esforçar ao máximo”, concluiu.

Exit mobile version