Gazeta Esportiva

Com parceiro pontual, Melo bate colombianos e é campeão em Tóquio

Ao lado do sul-africano Raven Klaasen, Marcelo Melo (à direita) sagrou-se campeão do ATP 500 de Tóquio (Foto: Toru Yamanaka/AFP)
Ao lado do sul-africano Raven Klaasen, Marcelo Melo (à direita) sagrou-se campeão do ATP 500 de Tóquio (Foto: Toru Yamanaka/AFP)

A parceria pontual entre Marcelo Melo e o sul-africano Raven Klaasen funcionou logo de cara. No primeiro torneio disputado pela dupla, título. Na madrugada deste domingo, os dois conquistaram o ATP 500 de Tóquio ao derrotarem os colombianos Robert Farah e Juan Sebastian Cabal por 2 sets a 1, com parciais de 7/6 (7-5), 3/6 e 10-7 (super tie-break), após 1h31 de confronto na quadra rápida japonesa.

Com a vitória, Melo alcançou seu terceiro título na temporada e o 16º na carreira – em 2015, o mineiro, ao lado do croata Ivan Dodig, faturou os troféus do ATP de Acapulco e de Roland Garros. Além disso, Marcelo e Klaasen somam 500 pontos no ranking de duplas e dividem 90,4 mil dólares (cerca de R$ 340 mil) em premiação.

Parceiro habitual de Melo, Dodig se ausentou do torneio em Tóquio para disputar alguns campeonatos do circuito Challenger na Ásia e melhorar seu ranking. Os dois já estão classificados para o ATP Finals de Londres, que reúne as oito melhores duplas da temporada em novembro.

“É muito bom ter jogado pela primeira vez junto com o Raven e já poder ser campeão de um torneio importante como esse. Desde a primeira partida conseguimos nos conectar e vencemos jogos muito duros. Hoje mesmo foi no detalhe. Farah e Cabal vinham jogando muito bem e haviam, inclusive, derrotado os irmãos Bryan. Isso nos traz ainda mais confiança para a semana que vem, quando jogaremos juntos em Xangai. Agora é pensar no próximo e ir com tudo. Estamos realmente muito felizes”, festejou Marcelo Melo.

De volta à quadra, as duas parcerias conquistaram uma quebra cada logo no começo da partida e mostraram que a decisão seria acirrada. Depois, Melo e Klaasen, assim como os colombianos, confirmaram seus serviços e forçaram o tie-break. O equilíbrio se manteve no desempate, mas o mineiro e o sul-africano conseguiram dois mini breaks, contra apenas um dos adversários, e fecharam o primeiro set.

A segunda parcial foi decidida em seu início. Farah e Cabal rechaçaram o serviço de Melo e Klaasen logo no segundo game e, após salvarem três break points, confirmaram em seguida para fazerem 3/0. Aí os colombianos administraram bem, não tiveram o saque ameaçado e administraram bem a vantagem para empatar a final.

Em um super tie-break marcado pelo equilíbrio, Melo e Klaasen conseguiram quatro mini-quebras, contra três dos colombianos, e conquistaram o título do torneio japonês.

Marcelo Melo e Raven Klaasen já partiram para a China, onde, nesta semana, disputarão Masters 1000 de Xangai. O brasileiro busca o bicampeonato, uma vez que foi campeão na edição de 2013, quando fez parceria com Ivan Dodig.

Exit mobile version