Campeão juvenil do US Open em 2018, Thiago Seyboth Wild renasce em Roland Garros - Gazeta Esportiva - Muito além dos 90 minutos
Campeão juvenil do US Open em 2018, Thiago Seyboth Wild renasce em Roland Garros

Campeão juvenil do US Open em 2018, Thiago Seyboth Wild renasce em Roland Garros

Gazeta Esportiva

Por AFP

31/05/2023 às 13:57

São Paulo, SP

Com um estilo que lembra o de Roger Federer e fã declarado de Rafael Nadal, o brasileiro Thiago Seyboth Wild é o tenista do momento em Roland Garros, depois de ter eliminado na primeira rodada o russo Daniil Medvedev, número 2 do mundo.

Desde 2018, quando foi campeão do US Open na categoria juvenil, a vida de Thiago deu muitas voltas até sua vitória histórica em Paris. Foram necessárias quatro horas e 15 minutos no mais alto nível na quadra Philippe Chatrier para que o brasileiro de 23 anos superasse Medvedev, 170 posições acima no ranking da ATP.



Foi a vitória em Roland Garros de um jogador com o ranking mais baixo (172) sobre um número 2 do mundo desde que o argentino Mario Zabaleta (213) derrotou o tcheco Petr Korda em 1998.

Desde a final daquele US Open em 2018, na qual derrotou o italiano Lorenzo Musetti (nº 18 da ATP), Thiago deu outro salto ao vencer no início de 2020 o ATP 250 de Santiago, batendo na decisão o norueguês Casper Ruud, atualmente número quatro do mundo e vice-campeão de Roland Garros no ano passado.

Depois, veio a estagnação. Foi um dos primeiros jogadores a testar positivo para covid-19 e a pandemia, que obrigou a paralisação do circuito, foi o primeiro freio em sua evolução. Thiago voltou meses depois, mas mais "enferrujado", e não encontrou o caminho das vitórias.

Em 2021, foi acusado de agressão por uma ex-namorada, um caso que está na justiça e que o incomodou quando foi perguntado sobre na entrevista coletiva após a vitória sobre Medvedev.

"Não acho que seja um assunto para tratar aqui, nem acho que seja uma pergunta que deve ser feita a ninguém", disse o tenista.

O brasileiro estava sumido do radar. Em 2022, ocupava a 392ª posição no ranking da ATP.

"Colhendo os frutos"


Thiago, filho de Claudio Ricardo Wild, jogador de categoria Challenger, que o treinou quando criança, precisava recomeçar do zero.

Em novembro, virou pupilo do argentino Sebastián Gutiérrez e apostou tudo no saibro, superfície em que se criou.

"Ele começou a trabalhar, trabalhar e trabalhar... Os argentinos têm uma grande disciplina. Todo este rigor no Brasil, onde tem mil amigos, é mais difícil. Ele está trabalhando como um louco", disse ao jornal L'Équipe seu agente, o peruano Jorge Sakeld, que também foi empresário do ídolo brasileiro Gustavo Kuerten, tricampeão em Roland Garros (1997, 2000 e 2001).




Thiago chegou a Paris com 46 jogos disputados em 2023, todos no saibro, completando a temporada challenger sul-americana e conseguindo os títulos de Buenos Aires e Viña del Mar, além de ter sido finalista em Santiago.

"Ele tem uma cadência enorme, está muito mais focado. Suou a camisa e está colhendo os frutos", explicou Sakeld.

"Trabalhei muito duro, esse é o segredo. Não existe mágica, é o esforço", acrescentou Thiago depois da vitória histórica em Paris.

O próximo adversário do brasileiro em Roland Garros é o experiente argentino Guido Pella, que caiu para a 423ª do ranking da ATP depois de uma sequência de lesões.

Thiago também se inspira em Guga para chegar longe: "Aproveito sua energia para sonhar com coisas grandes".

Conteúdo Patrocinado