Segundo guia sherpa morre em menos de uma semana no Everest - Gazeta Esportiva
Segundo guia sherpa morre em menos de uma semana no Everest

Segundo guia sherpa morre em menos de uma semana no Everest

Gazeta Esportiva

Por AFP

24/05/2021 às 20:12

São Paulo, SP

Um segundo guia sherpa morreu no Everest em menos de uma semana após um acidente na subida da montanha mais alta do mundo, anunciou nesta segunda-feira(24) um organizador da expedição.

O guia, cuja identidade não foi divulgada, descia do cume no domingo, mas morreu perto do colo sul (South Col, em inglês), a uma altitude de 7.906 metros.

"Suspeitamos que houve uma complicação com o problema da altitude", disse à AFP Mingma Gelu Sherpa, de uma agência que organiza escaladas ao Everest chamada Seven Summits Club.

Outro guia morreu na terça-feira após cair em uma fenda entre o acampamento 2 e o acampamento 1.

Nas últimas semanas, dois outros montanhistas estrangeiros também morreram no Everest: o suíço Abdul Waraich, 40 anos, e o americano Puwei Liu, 55 anos.

No total, o Nepal emitiu 408 autorizações de escalada em 2021, um número bem acima dos pouco mais de 380 em 2019. A temporada de 2020 foi cancelada devido à pandemia de covid-19.

A atual temporada, durante a qual mais de 200 montanhistas e guias já coroaram o Everest, coincide com a segunda onda da epidemia.

Nas últimas semanas, mais de 30 montanhistas foram evacuados do acampamento-base, localizado a 5.364 metros de altitude, com sintomas de coronavírus, embora apenas três deles tenham resultado positivo em testes diagnósticos.

Conteúdo Patrocinado