Primeira metade do Dakar é superada por portugueses e brasileiros - Gazeta Esportiva
Primeira metade do Dakar é superada por portugueses e brasileiros

Primeira metade do Dakar é superada por portugueses e brasileiros

Gazeta Esportiva

Por Redação

08/01/2021 às 23:04

São Paulo, SP

Finalmente algum descanso no meio de uma maratona de mais de 7.600 quilômetros de areia, dunas, pedras, terra e muita velocidade. Nesta sexta-feira, a caravana do Dakar chegou a Ha'il, onde os competidores terão o sábado para recuperar forças depois de uma primeira metade de prova muito exigente.

A sexta etapa, iniciada em Al-Qaisumah, teve o estágio cronometrado reduzido de 458 para 347 quilômetros, depois do desgaste provocado pelo percurso da véspera. E brindou pilotos e navegadores com muita areia e dunas.

(Foto: Divulgação)


A prova marcou ainda um novo recorde em 43 edições do rali: o do mais jovem vencedor de uma etapa. Com 18 anos e três meses, o norte-americano Seth Quintero foi o mais rápido entre os UTVs (compete na categoria T4), com o Overdrive OT3 da equipe Red Bull Junior Team. Ele lidera com folga sua classe, que tem os lusos Rui Carneiro/Filipe Serra (Can-Am Maverick/MMP)  em 10º, depois da 12ª posição na especial.

Na T3, os problemas mecânicos com os então líderes Francisco Chaleco López/Juan Vinagre (Can-Am Maverick) jogaram a dupla para a terceira posição e promoveram ao comando os poloneses Aron Domzala/Maciej Marton (Can-Am Maverick). Ao lado do piloto norte-americano Austin Jones, Gustavo Gugelmin é agora o segundo colocado na geral, a apenas 40 segundos dos líderes. Na etapa desta sexta, vencida por Khalifa Al-Attiyah (irmão de Nasser), ficaram em segundo.

Reinaldo Varela e Maykel Justo (Can-Am Maverick/Monster Energy Can-Am) tiveram um dia sem problemas, com a sexta posição, a mesma ocupada no acumulado da prova. Os portugueses Lourenço Rosa e Joaquim Dias (Can-Am Maverick) voltaram a andar entre os 10 (oitavo) e aparecem em décimo.

Motos

Nas motos, mais uma reviravolta na liderança após a vitória na especial do espanhol Joan Barreda (Honda CRF 450 Rally). O australiano Toby Price (KTM 450 Rally) é o novo ponteiro, seguido pelo argentino Kevin Benavides (Honda CRF 450 Rally). Joaquim Rodrigues, com a Hero 450 Rally da Hero MotoSports teve mais um dia espetacular com o oitavo lugar - é agora o 17º na prova.

O alemão radicado em Portugal Sebastian Buhler, também da Hero, foi o 21º, mesma posição na geral. E Rui Gonçalves (Sherco 450 RTR/Sherco Factory Racing) se viu às voltas com um vazamento que o deixou sem gasolina a 70 quilômetros do abastecimento. Com a ajuda de um concorrente, conseguiu combustível para voltar à disputa - o tempo perdido o deixou em 36º e no 28º posto geral.

(Foto: Divulgação)


Entre os carros o dia foi de Carlos Sainz/Lucas Cruz, com o Buggy Mini JCW. Os espanhóis, atuais campeões, aparecem em terceiro na soma das etapas. A liderança prossegue com seus companheiros de time Stephane Peterhansel/Edouard Boulanger, seguidos por Nasser Al-Attiyah/Mathieu Baumel (Toyota Hilux).

Outra Hilux, do lituano Benediktas Vanagas e de Filipe Palmeiro, assegurou o 11º melhor tempo, o que levou a dupla à 13ª posição geral. Os brasileiros Marcelo Gastaldi e Lourival Roldan (Buggy Century CR6) completaram a especial em 20º e subiram para 16º no acumulado.

Avanço também para Guilherme Spinelli/Youssef Haddad, com o MINI All4 da X-Raid. Em 21º no dia, aparecem agora em 14º. Ricardo Porém/Jorge Monteiro conseguiram uma animadora 28ª posição com seu Borgward BX7 (posto 24 na geral), enquanto Gintas Petrus/José Marques (Buggy Optimus) vêm em 35º.

Conteúdo Patrocinado