Prefeitura lança programa para combater abuso sexual nos centros esportivos - Gazeta Esportiva
Prefeitura lança programa para combater abuso sexual nos centros esportivos

Prefeitura lança programa para combater abuso sexual nos centros esportivos

Gazeta Esportiva

Por Redação

03/12/2019 às 18:55

São Paulo, SP

A SEME tem abordado programas para as áreas sociais do esporte (Foto: Divulgação/Prefeitura)


A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) lançou nesta terça-feira, no Museu do Futebol, o Clube Amigo da Criança. O objetivo é implementar diretrizes de proteção integral à criança e ao adolescente nos centros esportivos municipais, transformando-os em espaços seguros e acolhedores, que sejam livres de exploração, negligência e violência.

Na primeira fase do projeto, ainda em 2019, serão beneficiadas duas mil crianças e adolescentes de dez centros esportivos. Foram capacitados gestores, coordenadores de clubes e professores, totalizando 210 servidores públicos.

O Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, referência no esporte de alto de rendimento no país, está entre os 11 centros esportivos que inicialmente vão integrar o Clube Amigo da Criança. A Prefeitura tem 47 centros esportivos.




O Clube Amigo da Criança terá como embaixadora a ex-jogadora de vôlei Fofão, que participou de cinco Olimpíadas e foi medalha de ouro nos Jogos de Pequim, em 2008.

O abuso sexual de crianças é uma ocorrência de natureza gravíssima e os números revelam a falta de ações preventivas. Entre 2011 e 2017, o Brasil teve um aumento de 83% nas notificações gerais de violências sexuais contra crianças e adolescentes, segundo boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde. No período foram notificados 184.524 casos de violência sexual, sendo 58.037 (31,5%) contra crianças e 83.068 (45,0%) contra adolescentes.

Conteúdo Patrocinado