Pequim vence cidade cazaque e será sede dos Jogos de Inverno de 2022 - Gazeta Esportiva
Pequim vence cidade cazaque e será sede dos Jogos de Inverno de 2022

Pequim vence cidade cazaque e será sede dos Jogos de Inverno de 2022

Gazeta Esportiva

Por Redação

31/07/2015 às 08:11 • Atualizado: 31/07/2015 às 08:28

São Paulo, SP

Os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022 tem casa: Pequim. Na manhã desta sexta-feira, a capital chinesa derrotou a cidade de Almaty, do Cazaquistão, por uma diferença de quatro votos em eleição realizada na 128ª Sessão do Comitê Olímpico Internacional (COI), em Kuala Lumpur, na Malásia. O presidente da entidade, o alemão Thomas Bach, foi quem abriu o envelope declarando a vitória de Pequim, que dessa maneira se tornou a primeira cidade da história a organizar os Jogos de Verão (2008) e os de Inverno (2022).

Em sua última apresentação, a candidatura de Pequim ressaltou sua capacidade financeira, a possibilidade de grandes benefícios econômicos e investimentos em infraestrutura. A delegação chinesa transmitiu seus argumentos após a rival Almaty, mostrando-se como uma opção segura, experiente e que estenderia o movimento olímpico de inverno entre centenas de milhões de fãs do país mais populoso do mundo.

“Com nossas infraestruturas e nossa experiência (Pequim já sediou os Jogos Olímpicos de Verão, em 2008), garantiremos os melhores Jogos possíveis”, declarou o prefeito de Pequim, Wang Anshun, que prometeu grandes quantias em investimentos para impressionar os mais de 100 membros do COI presentes na cerimônia.

O presidente do COI, Thomas Bach, declara Pequim como sede dos Jogos de 2022 (Foto: Manan Vatsyayana)
O presidente do COI, Thomas Bach, declara Pequim como sede dos Jogos de 2022 (Foto: Manan Vatsyayana/AFP)


Ex-astro da NBA, o chinês Yao Ming, que vestiu a camisa do Houston Rockets, expressou o desejo de assistir às partidas do hóquei sobre o gelo no pavilhão Wukesong, o mesmo que recebeu o torneio olímpico de basquete em 2008. Tanto que em um dos vídeos da candidatura de Pequim, o grandalhão se vestiu de goleiro de hóquei, mostrando ser fã deste esporte invernal.

A polêmica do evento ficou por conta do COI, que tomou a inusitada decisão de repetir a votação ao alegar “interferências” nas urnas em que os membros da entidade deveriam introduzir seu voto eletrônico. Minutos depois da primeira votação, o presidente Thomas Bach foi informado dos problemas nos resultados, de modo que o diretor geral do organismo internacional, Christophe De Kepper, ordenou uma segunda votação, com o sistema tradicional de papéis.

O COI também aproveitou para anunciar que Lausanne, sede do COI, acolherá os Jogos de Inverno da Juventude, em 2020. A cidade suíça, que derrotou a romena Brasov na eleição, receberá o evento pela segunda vez, repetindo o feito de 2012. Os Jogos Olímpicos da Juventude foram criados para promover o espírito esportivo entre os jovens atletas de 14 a 18 anos. Também há uma versão de verão, que ocorrerá em Buenos Aires, em 2018.

A delegação de Pequim 2022 comemora a vitória na votação para os Jogos de Inverno (Foto: Olivia Harris/AFP)
A delegação de Pequim 2022 comemora a vitória na votação para os Jogos de Inverno (Foto: Olivia Harris/AFP)


Posto isso, Pequim será a quarta cidade asiática a abrigar os Jogos Olímpicos de Inverno. Antes dela, as japonesas Sapporo (1972) e Nagano (1998) sediaram o evento, que em 2018 será realizado em Pyeongchang, na Coreia do Sul.

Os Jogos Olímpicos de Inverno têm na Europa seu principal abrigo, visitando o continente em 14 das 24 edições já ocorridas. A América do Norte vem em segundo lugar, com seis cidades-sede, sendo quatro dos Estados Unidos e duas do Canadá.

Conteúdo Patrocinado