Nadador Gabriel Bandeira bate recorde mundial dos 100m borboleta no Campeonato Brasileiro - Gazeta Esportiva
Nadador Gabriel Bandeira bate recorde mundial dos 100m borboleta no Campeonato Brasileiro

Nadador Gabriel Bandeira bate recorde mundial dos 100m borboleta no Campeonato Brasileiro

Gazeta Esportiva

Por Redação

13/05/2022 às 21:49

São Paulo, SP

O nadador Gabriel Bandeira (classe S14, para deficientes intelectuais) estabeleceu o novo recorde mundial nos 100m borboleta no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de natação nesta sexta-feira.

Gabriel nadou a prova em 54s18. O recorde anterior era do britânico Reece Duun, que completou o mesmo percurso em 54s46 durante o Mundial de Natação de Londres, em setembro de 2019.

“Esse recorde só me anima mais para o Mundial, que é daqui a um mês apenas. Estamos com um ritmo muito forte nos treinos, eu não contava em bater esse recorde agora no Brasileiro, estava preparando para o Mundial. Já perseguia esse recorde há um ano e agora veio”, contou Gabriel.

Bill, como é conhecido, está entre os 29 nadadores convocados para o Campeonato Mundial de natação, que acontecerá de 12 a 18 de junho, na Ilha da Madeira, em Portugal. O anúncio aconteceu na última terça-feira, 10. Confira aqui a convocação.



 

Até os 11 anos de idade, o atleta competia na natação convencional. Após algumas dificuldades de evolução nos treinamentos, ele foi submetido a alguns testes, que constataram uma deficiência intelectual. Ele migrou para o paralímpico apenas em 2020 e já estreou em competições internacionais e em Jogos Paralímpicos no ano passado.

Bill, atleta do Praia Clube de Uberlândia, encerrou a sua participação no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de natação com cinco medalhas de ouro e uma de prata. Na quinta-feira, 12, nos 100m costas, ele estabeleceu o novo recorde das Américas com o tempo de 51s70.

Ao todo, participam do Brasileiro 248 nadadores. As provas deste sábado, 14, última dia de competição, contarão com transmissão ao vivo no Youtube e Facebook do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), a partir das 10h.

Na manhã desta sexta, Lídia Cruz (S4) registrou o segundo melhor tempo do ano nos 200m livre ao concluir o percurso em 03min10s20.

Conteúdo Patrocinado