Etiene Medeiros encerra Troféu José Finkel com ouro - Gazeta Esportiva
Etiene Medeiros encerra Troféu José Finkel com ouro nos 50m livre e novo recorde brasileiro

Etiene Medeiros encerra Troféu José Finkel com ouro nos 50m livre e novo recorde brasileiro

Gazeta Esportiva

Por Redação

17/09/2022 às 21:30 • Atualizado: 17/09/2022 às 21:38

São Paulo, SP

Na noite deste sábado, Etiene Medeiros encerrou as provas individuais do Troféu José Finkel conquistando mais um ouro e batendo recorde brasileiro. Assim, a nadadora pernambucana venceu a prova dos 50m livre, com 23s83, melhorando a sua própria marca, que era de 23s88.

Desde terça-feira, no início das disputas na piscina do Complexo Esportivo Santos Dumont, em Recife (PE), Etiene garantiu três medalhas de ouro individuais - nos 50m costas, 50m borboleta e 50m livre - e foi o melhor índice técnico da competição feminina.

O Troféu José Finkel marcou então o retorno de Etiene às competições após a cirurgia no joelho direito. Além disso, foi disputado pela primeira vez na capital pernambucana, no mesmo espaço em que são realizadas as atividades do Instituto Etiene Medeiros (IEM), fundado pela nadadora.

"Muito emocionante estar aqui e conseguindo grandes resultados, grandes marcas. Há um ano estava sendo operada e agora pude viver estes dias de conquistas, aqui na minha casa. Depois do que passei fora das piscinas, tudo então tem um outro significado para mim", afirmou.


A história e feitos de Etiene Medeiros


Primeira brasileira a conquistar uma medalha de ouro em um Mundial de Natação, Etiene Medeiros está entre as melhores do mundo nos 50 metros costas há seis anos. Antes do título em 2017, em Budapeste (HUN), foi quarta colocada no Mundial em Barcelona 2013 e bronze em Kazan 2015.

Ademais, ela também é bicampeã do mundo em piscina curta (Doha/2014, quando bateu o recorde mundial, e Windsor/2016), além da vitória no revezamento medley misto em 2014.

Além disso, em 2019, acrescentou mais uma medalha em Mundiais, a prata nos 50m costas. Única brasileira bicampeã pan-americana de natação - ganhou ouro nos 100m costas, em Toronto 2015, e nos 50m livre em Lima 2019 -, Etiene soma nove medalhas no Pan, sendo quatro no Canadá e cinco no Peru.

Por fim, é fundadora do Instituto Etiene Medeiros, que tem o propósito de transformar a vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade com atividades educacionais e esportivas acessíveis a todos.

Conteúdo Patrocinado