Gazeta Esportiva

Campeão olímpico sul-coreano é suspenso por 18 meses por doping

O nadador Tae Hwan Park, ouro nos 400m livre nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008, foi flagrado no exame antidoping com altas doses de testosterona no organismo e punido pela Federação Internacional de Natação (FINA) com 18 meses de suspensão. Como o gancho começa a contar a partir da data da prova em que o teste deu positivo – no caso, 3 de setembro de 2014 –, Park não está apto a participar de nenhuma competição até o dia 2 de março de 2016.

Desse modo, o sul-coreano que conquistou duas medalhas de prata em Londres 2012 (200m e 400m livre) ficará de fora do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de Kazan, na Rússia, entre os dias 17 de julho e 2 de agosto deste ano, mas poderá participar normalmente dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto de 2016.

A pena aplicada  também retira do nadador as três medalhas – uma de prata (100m livre) e duas de bronze (200m e 400m livre) – que conquistou nos Jogos Asiáticos de Incheon, na Coréia do Sul, em novembro ano passado, pois a punição da FINA já estaria em rigor desde então. 

Tae Hwan Park foi suspenso por 18 meses após exame antidoping flagrar níveis anormais de testosterona em seu organismo – Credito: AFP

Exit mobile version