Gazeta Esportiva

Mayra Aguiar cai para holandesa e fica com a prata em Abu Dhabi

A gaúcha Mayra Aguiar faturou a segunda medalha verde-amarela no Grand Slam de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Neste domingo, a judoca da categoria meio-pesado (78kg) chegou à final, mas não resistiu à holandesa Marhinde Verkerk, perdeu por golden score e ficou com a prata. Foi o terceiro pódio de Mayra em 2015, campeã do Campeonato Pan-Americano de Edmonton e vice dos Jogos Pan-Americanos de Toronto.

Na trajetória até a decisão, Mayra derrotou a sul-coreana Mi-Young Choi por waza-ari, despachou a britânica Natalie Powel por ippon nas quartas de final e venceu o reencontro com a francesa Audrey Tcheumeo, adversária na final do Mundial de Chelyabinsk 2014. A exemplo do que fez para se sagrar campeã do mundo, a gaúcha bateu a rival por yuko.

Na final, Mayra reencontrou outra freguesa, mas não teve a mesma sorte. Diante de Verkerk, a quem derrotou na disputa do bronze nas Olimpíadas de Londres 2012, a brasileira manteve o combate nivelado e forçou o golden score com empate nas punições (2 a 2).  A gaúcha arriscou uma entrada e deu brecha para a holandesa tentar um estrangulamento. Mayra desistiu da luta e ficou com a prata.

Também neste domingo, o brasileiro Eduardo Bettoni entrou no tatame para tentar angariar um lugar no pódio na categoria peso-médio (90kg). Após a estreia vitoriosa sobre o eslovaco Milan Randl, na qual anotou dois yukos e forçou o adversário a cometer quatro punições, o maringaense não resistiu ao favoritismo do grego Ilias Iliadis, tricampeão mundial e campeão olímpico, e parou nas oitavas de final.

O Brasil encerra sua participação no Grand Slam de Abu Dhabi com duas medalhas de prata. Além de Mayra, a meio-leve Érika Miranda (52kg) amargou o vice na última sexta-feira. Ela passou por três adversárias e chegou à final, mas perdeu para a francesa Annabelle Euranie por ippon em 26 segundos.

Mayra Aguiar assegurou a segunda medalha brasileira em Abu Dhabi (foto: Divulgação/CBJ)
Exit mobile version