Mais Esportes/Vela

Martine e Kahena disputam medalha em etapa da Copa do Mundo

São Paulo , SP
19/04/2019 20:05:15

Em: Bastidores, Mais Esportes, Notícias
Martine e Kahena buscam o ouro na Itália (Foto: Pedro Martinez / Sailing Energy)

As campeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze disputam neste sábado a regata da medalha da etapa de Gênova da Copa do Mundo da World Sailing (Federação Internacional de Vela). As brasileiras se classificaram em sétimo lugar na classe 49er FX, com 57 pontos perdidos, e ainda têm chances de conquistar o bronze. A disputa decisiva tem início previsto para 5 horas (de Brasília).

A Equipe Brasileira de Vela também está firme no pelotão da frente de mais duas classes, ainda na fase de classificação. Na 470 feminina, Fernanda Oliveira e Ana Barbachan lideram a classificação geral com seis pontos perdidos, após terem vencido uma das três regatas disputadas nesta sexta-feira, dia 19. Na Finn, Jorge Zarif também ganhou uma regata nesta sexta e é o segundo colocado no geral, com 13 pontos perdidos, apenas dois atrás do líder, o espanhol Alex Muscat. Nessas duas classes, a disputa por medalha está prevista para domingo.

“Antes de mais nada, hoje o vento apareceu, o que foi bom para todo mundo. Para nós, foi um ótimo dia, apesar de as condições estarem difíceis e variáveis”, afirmou Fernanda Oliveira, em entrevista para a World Sailing.

Na 49er FX, a semana de ventos fracos e poucas regatas disputadas custou caro para muitas das duplas favoritas. As neozelandesas Alexandra Maloney e Molly Meech, vice-campeãs olímpicas; e as austríacas Tanja Frank e Lorena Abicht, vice-campeãs mundiais, sequer se classificaram para a regata da medalha. Martine e Kahena estiveram o tempo todo no top 10 e, para chegar ao pódio, precisam tirar 16 pontos de diferença para as holandesas Odile van Aanholt e Marieke Jongens (41 p.p.), que estão em terceiro lugar.

Esta é a primeira vez que Gênova recebe o circuito da World Sailing, e 676 velejadores estão competindo, de 58 países. É a terceira etapa da Copa do Mundo 2018/2019.