Lenda do rúgbi neozelandês, Jonah Lomu morre aos 40 anos - Gazeta Esportiva
Lenda do rúgbi neozelandês, Jonah Lomu morre aos 40 anos

Lenda do rúgbi neozelandês, Jonah Lomu morre aos 40 anos

Gazeta Esportiva

Por Redação

18/11/2015 às 08:43 • Atualizado: 23/05/2017 às 18:10

São Paulo, SP

Lenda dos All Blacks, Jonah Lomu morreu aos 40 anos em sua casa (Foto: Dean Tremi/AFP)
Lenda dos All Blacks, Jonah Lomu morreu aos 40 anos em sua casa (Foto: Dean Tremi/AFP)


Maior lenda do rúgbi da Nova Zelândia e considerado um dos melhores jogadores da história deste esporte, Jonah Lomu morreu nesta terça-feira aos 40 anos, segundo a imprensa local. O ex-atleta, que vestiu a camisa preta dos All Blacks em 63 partidas entre 1994 e 2002, sofreu com uma doença renal quando ainda atuava e foi obrigado a passar por um transplante de rim em 2004.

O antigo médico da seleção neozelandesa, John Mayhew, confirmou que a morte de Lomu aconteceu em sua casa, na cidade de Auckland, onde havia acabado de chegar após passar algumas semanas na Inglaterra para acompanhar a Copa do Mundo de rúgbi, em que os All Blacks se sagraram tricampeões, e alguns dias de férias em Dubai.

“Foi totalmente inesperado. Jonah e sua família chegaram ontem à noite e ele morreu repentinamente na manhã de hoje", explicou Mayhew à emissora de televisão TVNZ.

O médico não revelou nenhuma causa possível para a morte de Jonah Lomu, que nos últimos dez anos foi submetido a tratamentos de diálises.

“Jonah foi uma lenda deste esporte, uma pessoa querida por muitos torcedores tanto na Nova Zelândia como em todo o mundo”, disse Steve Tew, diretor-executivo da Federação Neozelandesa de Rúgbi. “Não temos palavras para expressar o que sentimos neste momento. Nossos pensamentos estão com a família de Jonah”, acrescentou.

Lomu estreou nos All Blacks em 1994, quando tinha apenas 19 anos, em uma partida diante da França, mas obteve destaque no Mundial do ano seguinte, na África do Sul, onde os neozelandeses foram vice-campeões.

Naquele campeonato, o ex-jogador somou sete tries, sendo um contra a Inglaterra, eleito o melhor da história das Copas do Mundo. Lomu totalizou 15 tries em Mundiais, marca igualada apenas pelo sul-africano Bryan Habana na edição deste ano.

Conteúdo Patrocinado