Gazeta Esportiva

Judô brasileiro conquista quatro medalhas em torneios na Europa

O sábado de 28 de fevereiro de 2015 rendeu ao judô brasileiro quatro medalhas, nos Abertos Europeus de Praga, disputado entre as mulheres, e Varsóvia, masculino. Alex Pombo (73kg), Eric Takabatake (60kg), Rochele Nunes (+78kg) e Samanta Soares (78kg) subiram ao pódio. Neste domingo, mais seis atletas entram no tatame para o último dia de competições na Polônia.

Takabatake foi o primeiro a garantir medalha. Ele foi derrotado na semifinal contra o uzbeque Diyorbek Urozboev, mas se recuperou na disputa do bronze diante do turco Ahmet Sahin Kaba, pontuando com wazari para vencer o embate.

“Fico feliz com o bronze. Me senti muito bem no dia de hoje e isso me ajudou muito. Apesar disso, ainda acredito que poderia ter ido até mais longe”, afirmou Eric. Logo depois, Alex Pombo colocou o Brasil no pódio de novo. Nas semi, ele foi superado pelo sul-coreano Changrim Na, mas conseguiu um ippon sobre o ucraniano Artem Khomula na disputa pelo terceiro lugar.

Eric Takabatake levou o bronze na categoria 60kg após vitória sobre Ahmet Sahin Kaba (Foto: European Judo Union) – Credito: Divulgação

Já o feminino levou três atletas para as disputas por medalhas e terminou a competição com um bronze e uma prata. O destaque ficou por conta da meio-pesado Samanta Soares, que encarou a vice-campeã olímpica, a britânica Gemma Gibbon na final da categoria, em uma luta duríssima onde a brasileira acabou perdendo por wazari e ficando com a prata. Rochele Nunes (+78kg) foi a quarta atleta do dia a subir no pódio graças a um wazari na disputa pelo bronze com a alemã Carolin Weiss.

“Samanta e Rochele estão de parabéns pelas medalhas, mas principalmente pelo caminho até chegar ao pódio.” Avaliou a técnica da seleção feminina, Rosicléia Campos, lembrando também do desempenho de outra pupila, a médio Bárbara Timo, que perdeu a disputa do bronze para a israelense Linda Bolder.

“A medalha não chegou, mas a Bárbara fez excelentes lutas”, acrescentou Rosi que, junto com o técnico Mario Tsutsui, acompanha as meninas na República Tcheca.

Samanta Soares (à esquerda) ficou com a prata na categoria meio-pesado (Foto: European Judo Union) – Credito: Divulgação

Mais oito judocas competiram neste sábado, mas não chegaram às finais. Neste domingo, vão ao tatame Leandro Guilheiro (81kg), Felipe Costa (81kg), Eduardo Bettoni (90kg), Rafael Buzacarini (100kg), Luciano Corrêa (100kg) e Walter Campos (+ 100kg), pelo segundo e último dia do Aberto de Varsóvia. Em Praga, as competições se encerraram neste sábado. Na segunda-feira, a Seleção deixa a Europa rumo ao Brasil.

Exit mobile version