Gazeta Esportiva

Fórmula 1 corrige problemas e pode ser transmitida pela internet

AUSTIN, TX - OCTOBER 21: Lewis Hamilton of Great Britain and Mercedes GP sits in his car in the garage during practice for the United States Formula One Grand Prix at Circuit of The Americas on October 21, 2016 in Austin, United States. Mark Thompson/Getty Images/AFP

Depois de corrigir algumas falhas de tecnologia, a Fórmula 1 agora está pronta para transmitir suas corridas através da internet, sem precisar de uma rede de televisão. O feito, contudo, parece estar longe de significar uma mudança drástica no modo de vender a categoria, uma vez que as empresas televisivas ainda significam grande parte do patrocínio dado à F1.

Em 2016, alguns testes foram realizados pela Tata Comunicações e a diretoria da Fórmula 1. Na última corrida do ano, em Cingapura, foi demonstrado que é possível utilizar a tecnologia de transmissão “over the top” (pela internet, sem cabos ou operadores), conhecida como OTT.

“Um dos desafios que a OTT enfrentou no passado foi sincronizar aquilo que você vê na sua televisão com o que você no seu iPad ou telefone”, afirmou o diretor de assuntos da F1 na Tata, Mehul Kapadia, em conversa com o Autosport.com.

Fórmula 1 poderá ser transmitida pela internet agora (Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press)

Segundo Kapadia, após muito trabalho para retirar os problemas de atraso na transmissão, essa tecnologia pode ser usada tranquilamente para a transmissão da Fórmula 1. O diretor, contudo, ressaltou para o fato de que isso não significa que as corridas vão migrar de uma vez para o modelo online, deixando as emissoras para trás.

“OTT tem algumas respostas de um ponto de vista comercial. É um desafio comercial sobre como franquias querem alcançar os consumidores e, então, não ter uma escala que vem para eles dos transmissores”, pontuou Kapadia,

Mas o diretor não descarta mudanças no futuro. “Muitas oportunidades estão aí e tem muito trabalho que podemos fazer. A transformação digital está acontecendo, tanto como trabalhamos ou olhamos para o esporte ou como interagimos com ele quando estamos na corrida ou no estádio”, completou.

Na última temporada, a empresa de comunicação Liberty Media comprou os direitos comerciais da Fórmula 1, terminando a “era” dominada por Bernie Ecclestone.

Exit mobile version