Gazeta Esportiva

Diretor da WADA diz que russos estão dando “pequenos passos” contra doping

Depois de diversos escândalos de doping envolvendo atletas russos, o diretor da WADA (Agência Mundial Antidoping), Gunter Younger, afirmou que o país está dando “pequenos passos” para acabar com o sistema de dopagem.

“Quando se quer mudar uma cultura leva anos. Os russos estão dando pequenos passos. Não tudo o que se espera, mas em alguns aspectos, e os antigos treinadores não estão mais lá”, afirmou Younger em entrevista ao jornal alemão TZ.

Rússia tem novamente nome ligado a um escândalo de doping, agora nos Jogos de Inverno de Sochi (Foto: Damien Meyer/AFP)

O ex-integrante da Interpol acredita que a ajuda de atletas russos para o combate das práticas de doping é essencial. “Os atletas são nossos olhos e sabem tudo que ocorre. Eu estou em Montreal e não lá na Rússia. Meu objetivo é que atletas como Stepanov não apareçam nos noticiários, queremos avaliar as informações, analisar, e depois divulgar”, afirmou o dirigente.

Nos último ano diversos atletas russos foram investigados por suspeita de doping em competições oficiais. A corredora Yulina Stepanova e seu marido, Vitali Stepanov, foram os primeiros a contribuir com as investigações contra o “regime” de doping russo.

O “regime” russo de doping contava com atletas, treinadores, dirigentes e oficiais de controle de doping. Por conta dos escândalos, o país não teve todos seus atletas previamente classificados nos Jogos Olímpicos de 2016, com destaque para a equipe de atletismo.

 

Exit mobile version