COI inicia "diálogo" com Brisbane, na Austrália, sobre Jogos Olímpicos de 2032

AFP - São Paulo,SP

24-02-2021 22:02:56

O Comitê Olímpico Internacional iniciou "um diálogo orientado" sobre a organização dos Jogos Olímpicos de 2032 com a cidade australiana de Brisbane, anunciou o presidente do COI, Thomas Bach, em entrevista coletiva nesta quarta-feira, ao final de um Comitê Executivo da entidade em Lausanne.

"A Comissão de futuros anfitriões do COI recomendou ao Comitê Executivo iniciar um diálogo direcionado com Brisbane e o Comitê Olímpico australiano sobre a organização dos Jogos Olímpicos de 2032. O Comitê Executivo aceitou por unanimidade essa recomendação", disse Bach.

"Discussões mais detalhadas começarão agora com Brisbane", continuou o dirigente, que não apresentou um cronograma para a próxima etapa deste processo.

A candidatura australiana se articula em torno das cidades de Brisbane e Gold Coast, na costa leste do país, que têm a enorme vantagem de já possuírem infraestruturas esportivas, um ponto forte aos olhos do COI. O Comitê pretende reduzir o montante das contas olímpicas por conta dos altos gastos nos últimos anos em Londres, para as Olimpíadas de 2012, Sochi (Rússia) para os Jogos de Inverno de 2014, e Tóquio-2020, devido ao adiamento de um ano causado pela pandemia de coronavírus.

Gold Coast organizou os Jogos da Commonwealth em 2018, enquanto Brisbane, já candidata às Olimpíadas de 1992, afirma ter 21 potenciais instalações esportivas que podem ser usadas. A candidatura da Austrália também conta com o apoio de John Coates, presidente do Comitê Olímpico australiano e influente vice-presidente do COI.

Deixe seu comentário