Mais Esportes/Pan

Cláudio Biekarck aposta em parceria de velha data para “medalhar” no Pan

São Paulo , SP
23/07/2019 08:00:43

Em: Jogos Pan-Americanos, Mais Esportes

Prestes a disputar sua 10ª edição de Jogos Pan-Americanos em Lima, entre os dias 26 de julho e 11 de agosto, Cláudio Biekarck evita falar em recordes e conquistas antigas. Se tem algo que o velejador de 68 anos valoriza antes da viagem para o Peru é a paixão pelo esporte e a parceria com Gunnar Ficker, com quem irá em busca de sua décima medalha.

Ao todo, Cláudio e Gunnar participaram de oito edições de Pan-Americanos juntos na categoria Lightining. E a parceria decorre desde 1979, quando os dois investiram em um barco em sociedade. Agora, el Lima, Biekarck pode aumentar sua marca como o atleta com o maior número de participações nos Jogos Pan Americanos entre todas as modalidades e países e, ao mesmo tempo, torná-lo o medalhista mais velho da competição.

Cláudio Biekarck irá disputar seu 10º Pan em Lima (Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press)

“A parceria com o Gunnar (Ficker) começou quando a gente comprou o primeiro barco em sociedade. Fizemos isso em 1979 e, desde então, velejo com ele. Meu outro proeiro era o Marcelo Batista, que velejava com a gente desde 1991. A vantagem disso (parceria) é que, quando você volta, dois dias de treino e você já está entrosado e pronto para seguir, porque vocês já se conhecessem”, disse Cláudio em entrevista à Gazeta Esportiva.

Na edição de 2019, a dupla terá uma novidade no barco. Pela segunda vez disputando o torneio em um barco próprio, os velejadores terão ao seu lado Isabel Ficker, filha de Gunnar. E a novidade de ter uma família ao seu lado anima Cláudio, que exaltou o talento da nova integrante.

“Desde que houve a exigência da classe ser mista a gente buscou outra pessoa. Dessa vez a Isabel, filha do Gunnar, se mostrou disposta a se preparar para isso, é uma excelente velejadora. Foi a primeira mulher a ganhar um Mundial Aberto de classe jovem (420). Ela tem muita bagagem de vela e é importante você estar com gente conhecida do seu lado”, finalizou Cláudio.