Gazeta Esportiva

Cidade cazaque aposta em proximidade das arenas para sediar Jogos de Inverno

Almaty 2022 Winter Olympics candidate city vice-chairman Andrey Kryukov (L), Sochi 2014 figure skating bronze medalist Denis Ten (2nd L), Innsbruck 2012 youth olympian Karina Uzurova (2nd R), and Sochi 2014 paralympic athlete Zhanyl Baltabayeva (R) attend a press briefing in Kuala Lumpur on July 29, 2015. Almaty and Beijing embarked on a frantic final lobbying campaign for the 2022 Winter Olympics ahead of a decision this week on the winner.  AFP PHOTO / MANAN VATSYAYANA
Atletas e políticos participaram de mesa redonda dois dias antes do anúncio oficial da sede pelo COI (Foto: Manan Vatsyayana/AFP)

Nesta quarta-feira, o primeiro-ministro do Cazaquistão, Karim Masimov, e algumas estrelas dos esportes de inverno do país concederam entrevista coletiva para defender a candidatura de Almaty, maior cidade cazaque, a sediar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno em 2022.

A candidatura tem como principal lema a “compactação” dos Jogos. No projeto, todas as disputas acontecerão em um raio de 30 quilômetros da Vila Olímpica. Para o patinador artístico Denis Tem, bronze em Sochi 2014, esse é o maior diferencial da candidatura de Almaty.

“Como atleta, posso afirmar que a grande proximidade de todos os locais de competição à Vila traz um benefício extraordinário para os atletas olímpicos. Os curtos tempos de viagens tornam a vida dos atletas mais fácil e permitem uma melhor preparação para as maiores competições de suas vidas. Os extraordinários locais de competição de Almaty na montanha e na cidade foram testados e irão garantir uma experiência excepcional aos atletas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, aos espectadores e a todos os telespectadores do mundo”, comentou o atleta, medalhista de bronze em Sochi 2014.

Já o primeiro-ministro cazaque ressaltou os possíveis impactos sociais que a realização do evento pode trazer ao país, bastante diversificado etnicamente. “Almaty ser eleita ajudaria a diversificar a economia e a melhorar os direitos humanos em um país com mais de cem grupos étnicos. Farei o que for possível para que aconteça”, garantiu Masimov.

“Somos uma nação jovem, e para nós ter algo assim representa um grande desafio. Temos um grande apoio da população e vamos demonstrar que podemos fazer com que as coisas aconteçam”, completou o premiê.

A escolha da sede dos Jogos acontecerá nesta sexta-feira, em reunião do Comitê Olímpico Internacional (COI). A concorrente de Almaty é Pequim, capital da China, que tem como principal vantagem a experiência em sediar os Jogos de Verão de 2008 e o custo menor para a realização das competições.

Exit mobile version