Gazeta Esportiva

Volta Ciclística Internacional do Grande ABC retorna em setembro após dois anos

Foto: Caio Storti/FPCiclismo

Após uma ausência de dois anos, a Volta Ciclística Internacional do Grande ABC está de volta em 2021. A tradicional prova foi confirmada pela Federação Paulista de Ciclismo para o dia 12 de setembro, reunindo alguns dos principais nomes e equipes do ciclismo brasileiro. As inscrições estão abertas e deverão ser feita somente online pelo site oficial da entidade, no período de 18 de agosto a 9 de setembro.

As baterias de todas as categorias acontecerão a partir das 8h em um circuito de 2,7 km montado na Avenida Prefeito Valdírio Prisco, em Ribeirão Pires. Já atletas da Elite, Sub 23 e Open Master masculinas percorrerão as sete cidades da região, com largada em Paranapiacaba e chegada em Ribeirão Pires, totalizando 85 km.

Foto: Caio Storti/FPCiclismo

“Aos poucos, estamos retomando as competições de forma bem responsável e pensando sempre no bem-estar e saúde de todos os envolvidos. Teremos agora a 22ª Volta Ciclística Internacional do Grande ABC, um evento tradicional e que encanta a todos. Feliz em confirmar a prova justamente no Dia Nacional do Ciclista”, destaca José Cláudio dos Santos, presidente da Federação Paulista de Ciclismo.

O percurso da prova atravessa as sete cidades do Grande ABC Paulista, Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires, Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Diadema, com largada no distrito de Paranapiacaba, apresentando diferentes desafios ao ciclistas.

Enquanto o participantes da Elite, Sub 23 e Open Master percorrerão esse trecho pelas cidades da região, as demais categorias realizarão suas provas em circuito, totalizando quatro baterias. Nesta edição, a sede será em Ribeirão Pires, onde está montada toda a estrutura do evento e onde serão definidos os campeões da 22ª edição da Volta do Grande ABC.

Foto: Divulgação

A maior vencedora da prova é Luciene Ferreira, que subiu ao topo do pódio em seis oportunidades. Já entre os homens, há três bicampeões: Daniel Rogelin, Jean Coloca e Francisco Chamorro.

Em 2018, última edição da prova, os vencedores da Elite foram Flávio Cardoso e Cristiane da Silva. Flávio completou a prova em São Bernardo do Campo com o tempo de 1h33min31seg, enquanto Cristiane garantiu o bi (havia vencido em 2016) ao completar as 325 voltas no circuito montado na Av. Aldino Pinotti, no Centro de São Bernardo, com o tempo de 57min56seg.

Exit mobile version