Organizador da 9 de Julho fala sobre expectativa para a competição - Gazeta Esportiva
Organizador da 9 de Julho fala sobre expectativa para a competição

Organizador da 9 de Julho fala sobre expectativa para a competição

Gazeta Esportiva

Por *Lorenzo Meyer

08/07/2018 às 20:16 • Atualizado: 08/07/2018 às 20:18

São Paulo, SP

Na manhã desta segunda-feira, a 72ª Prova Ciclística 9 de Julho agita a cidade de São Paulo. Porém, para que o evento aconteça da forma mais segura possível, a organização convidou os participantes a compareceram no prédio da Fundação Cásper Líbero para a realização do congresso técnico e da retirada dos kits.

Em sessões que ocorreram da sexta-feira ao domingo, os ciclistas tiveram acesso à informações essenciais sobre o trabalho que vem sendo feito pelos organizadores da Prova e foram abastecidos com conhecimentos sobre o trajeto, necessários para a realização de uma competição tranquila.

Jean Coloca (direita) e Erick Castelhero (esquerda) participaram do congresso técnico (Foto: Marcelo Ferrelli/Gazeta Press)


Erick Castelhero, editor executivo da Gazeta Esportiva e um dos responsáveis pela organização da Prova 9 de Julho, ressaltou a importância do congresso técnico para a segurança dos competidores no percurso.

“O objetivo do congresso é mostrar para o aspirante, o amador, que nunca competiu ou que já competiu e precisa ser alertado, sobre as questões de segurança. Então, a gente passa a história da prova, passa os riscos que um atleta correndo a 50 a 70 km/h está sujeito, mostra o percurso, e, assim, preparamos o participante para ir seguro à competição", declarou.

Castelhero ainda fez um balanço positivo a respeito das palestras e deu uma última dica aos competidores. "O objetivo foi concluído, tivemos a presença de quase todos os inscritos. Agora, é ter uma boa noite de sono para fazer uma grande prova."

Por fim, comentou sobre a expectativa dos organizadores em relação à competição, elucidando o clima favorável que deve perdurar a prova. “A prova será realizada em uma temperatura boa, sem chuva e pista molhada, o que, em níveis de bicicleta, já é um avanço, porque com a via molhada escorrega muito e torna as chances de acidente elevadas. Então, toda a preparação que a gente precisa fazer está feita. Agora, é receber os ciclistas no ponto de partida e ter mais uma prova bonita nessa história que vai completar 72 anos”, completou Castelhero.

A edição de 2018 da prova de ciclismo mais tradicional do país será disputada nesta segunda-feira. A largada dos aspirantes, tanto masculino quanto feminino, será às 6h45 (de Brasília). Já os federados e elite, também masculino e feminino, será às 9h (de Brasília).

A competição


Instituída em 1932 pelo jornalista Cásper Líbero em homenagem à Revolução Constitucionalista e realizada pelo jornal A Gazeta Esportiva a partir de 1933, a Prova Ciclística 9 de Julho é um patrimônio do esporte brasileiro. O evento se tornou um marco na modalidade, sendo objeto de desejo de atletas e equipes. Ao longo dos anos, os principais nomes do país e do exterior prestigiaram o evento, colocando-o em um lugar de destaque nos cenários nacional e internacional. Desde 2015, a Prova recuperou o espaço onde surgiu, nas ruas e avenidas paulistanas.


*Especial para a Gazeta Esportiva

Conteúdo Patrocinado