Especialista indica freio a disco para competidores da 9 de Julho - Gazeta Esportiva
Especialista indica freio a disco para competidores da 9 de Julho

Especialista indica freio a disco para competidores da 9 de Julho

Gazeta Esportiva

Por Luca Castilho*

05/07/2018 às 09:10 • Atualizado: 05/07/2018 às 10:25

São Paulo, SP

Boragina elogiou a liberação dos freios a disco em competições de estrada (Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press)


Depois de muitos testes e discussões, a UCI (União Ciclística Internacional) liberou o uso de freios a disco nas bicicletas em competições de ciclismo de estrada, algo válido para a 72ª edição da Prova Ciclística Internacional 9 de Julho. O gerente comercial da Corratec Brasil, Rodrigo Boragina, indicou este tipo de freios para os competidores da prova mais tradicional do Brasil e acrescentou algumas vantagens.

"O freio a disco é muito mais confiável. Ele pode te salvar de uma situação complicada. Se acontecer algum acidente ou uma frenagem mais brusca na sua frente, e você tiver este tipo, terá mais controle da bicicleta", afirmou o especialista.



Apesar das vantagens, ele também alertou sobre os possíveis problemas que o atleta da competição pode encontrar. "É preciso lembrar que em uma prova como a 9 de Julho, você está em um pelotão, ou seja, o freio a disco é mais eficiente. Porém é preciso mais atenção na frenagem porque pode ser que o competidor atrás de você não tenha um tão eficiente quanto o seu e pode causar um acidente".

Antes deste novo tipo de freio adentrar o mercado dos modelos speed, o de ferradura era o mais utilizado pelos ciclistas. Boragina explica as principais diferenças entre os dois.

“O freio a disco está encaixado na roda, é um pouco mais pesado que o freio normal, que era o de ferradura, porém é muito mais eficiente. No de ferradura, você tem duas borrachas que vão espremer o aro da roda e tentar frear. Já o freio a disco é mais parecido com um de carro, você tem duas pinças que vão prensar um disco de metal e vão faze-lo ser mais eficiente", afirmou o ciclista.

"No freio de ferradura, as pastilhas de borracha começam a esquentar durante uma frenagem muito longa e perdem a eficiência. No caso do freio a disco, ele demora muito mais para perder eficiência, além disso o disco esfria mais rápido e você volta a ter melhor desempenho antes. Também em situações de chuva, ou em lugares com um pouco de sujeira, o disco não sofre nenhuma interferência, diferente do tradicional", disse Rodrigo.

Por fim, o perito indicou bikes com freio a disco para amadores e iniciantes.“É para não precisar trocar a bicicleta mais para frente. Não é possível adaptar um freio a disco em uma bicicleta que usa ferradura", concluiu.

Freio a disco é o mais recomendado para atletas profissionais (Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press)


*Especial para a Gazeta Esportiva

Conteúdo Patrocinado