Brasil entra na lista de países com pendências no controle antidoping - Gazeta Esportiva
Brasil entra na lista de países com pendências no controle antidoping

Brasil entra na lista de países com pendências no controle antidoping

Gazeta Esportiva

Por Redação

19/10/2016 às 19:08

São Paulo, SP

A Wada (Agência Mundial Antidoping) publicou nesta quarta-feira uma nota que coloca em xeque a conformidade do controle de doping em algumas agências do mundo, dentre elas a brasileira. Segundo a entidade, Brasil, Azerbaijão, Grécia, Guatemala e Indonésia estão fora dos padrões internacionais imposto pelo código mundial antidoping.

A conclusão foi tirada após reunião do Comitê Independente de controle da Wada, na última segunda-feira. Com isso, as agências citadas terão até o dia 10 de novembro para realizarem medidas de adequação às normas.

Foto: Divulgação/UFRJ
Laboratório de Controle de Dopagem, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, já perdeu o credenciamento junto à Wada (Foto: Divulgação/UFRJ)


“O Comitê concluiu que essas agências não estavam em conformidade com o Código de 2015, e decidiu que, a menos que seus assuntos pendentes sejam resolvidos até 10 de novembro, o Comitê enviará recomendações sobre a não-conformidade ao Conselho de Fundadores da Wada”, diz a nota. O Conselho citado se reunirá no dia 19 de novembro, em Glasgow, na Escócia.

Dentre as supostas irregularidades citadas pela entidade, estão a inconformidade com as regras da Wada e o uso de laboratórios não-credenciados. O Brasil, aliás, já sofreu uma sanção devido ao segundo item. O país possui apenas um laboratório, o LBCD, no Rio de Janeiro, que chegou a perder o credenciamento meses antes dos Jogos Olímpicos.

Conteúdo Patrocinado