Aiba confirma e pugilistas não utilizarão proteção nos Jogos Olímpicos - Gazeta Esportiva
Aiba confirma e pugilistas não utilizarão proteção nos Jogos Olímpicos

Aiba confirma e pugilistas não utilizarão proteção nos Jogos Olímpicos

Gazeta Esportiva

Por Redação

02/03/2016 às 19:11

São Paulo, SP

(Foto: Jack Guez/AFP)
(Foto: Jack Guez/AFP)


Nesta quarta, a Aiba, Associação Internacional de Boxe, anunciou que os pugilistas não usarão protetores na cabeça nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto. A medida já foi aprovada pelo Comitê Olímpico Internacional e a medida voltará a vigorar após 32 anos. A última vez que boxeadores lutaram com o capacete foi em Los Angeles, em 1984.

Leia mais:

"Estamos muito satisfeitos em afirmar que não haverão protetores de cabeça para competidores masculinos nos Jogos do Rio. É algo que já vinha sido esperado por nossos boxeadores e pelos fãs do esporte espalhados pelo mundo. Desde nossas primeiras conversas com atletas e médicos do staff, esta possibilidade foi investigada. O feedback dos pugilistas, treinadores e nossas pesquisas estatísticas nos mostraram que é a melhor alternativa para o nosso esporte", afirmou o Dr. Ching-Kuo Wu, presidente da entidade.

A Aiba já havia removido o uso de capacetes no Campeonato Mundial de 2013. A Comissão Médica da Aiba estudou mais de 11 mil casos em grandes competições de boxe, e o número de concussões relatadas mostrou uma queda significativa, de mais de 43% entre 2013 e 2015. No último Mundial, em Doha, não houve registros de concussões.

"Apresentar nossos pugilistas sem as proteções nos próximos Jogos Olímpicos, o evento esportivo mais importante do planeta, é sem dúvida uma grande conquista para a Aiba", finalizou.

Conteúdo Patrocinado