Seleção feminina inicia caminhada na Copa América de basquete neste domingo - Gazeta Esportiva
Seleção feminina inicia caminhada na Copa América de basquete neste domingo

Seleção feminina inicia caminhada na Copa América de basquete neste domingo

Gazeta Esportiva

Por Redação

21/09/2019 às 14:40

São Paulo, SP

Após conquistar o ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, a Seleção brasileira de basquete feminino disputará, a partir deste domingo (22), a Copa América da modalidade em San Juan, Porto Rico. A competição garante vaga para o pré-olímpico.

A estreia acontecerá diante da Colômbia, às 18h30 (de Brasília), no Coliseu Roberto Clemente. Para o técnico José Neto, o jogo é difícil.

Brasil vem de medalha de ouro no Pan-Americano (Foto: Paulino Lamenha/Divulgação)


"Tivemos um período de treinamento muito bom, no qual todas as jogadoras evoluíram em relação ao início dos trabalhos para o Pan. Vamos enfrentar a Colômbia na estreia, uma equipe que vem evoluindo muito e que sempre teve o físico como seu ponto forte. Além disso, estão jogando de uma forma bem organizada. Toda estreia tem sua dificuldade, mas estamos preparados para superar esta ansiedade, executar o que temos treinado e dar o primeiro passo na competição", disse o treinador.

A Seleção feminina é formada por Isabela Ramona, Rapha Monteiro, Patty Teixeira, Tainá Paixão, Tati Pacheco, Clarissa dos Santos, Damiris Dantas, Erika de Souza, Débora da Costa, Alana Gonçalo, Nádia Colhado e Mariana Moura.

"Vamos enfrentar uma equipe forte e rápida, que conta com jogadoras altas. Espero, nada menos, que um jogo muito duro contra a Colômbia. Estou um pouco ansiosa para a esta estreia, mas acredito que conseguiremos colocar em prática tudo o que técnico Jose Neto pediu ao logo dos treinamentos. Espero o melhor, ou seja, a vitória", analisou Alana.

Como funciona a disputa

Na primeira fase, o Brasil está no Grupo B, ao lado de Argentina, Paraguai, Colômbia e Estados Unidos. Na sequência, a equipe comandada pelo técnico José Neto tem esses compromissos: Brasil x Argentina (23 de setembro – segunda-feira), Brasil x Paraguai (25 de setembro – quarta-feira) e Brasil x Estados Unidos (26 de setembro – quinta-feira).

Já o Grupo A conta com República Dominicana, Cuba, Canadá, México e Porto Rico. Pelo regulamento, na fase inicial as equipes jogam entre si, dentro de suas respectivas chaves, em turno único, e as duas melhores nações de cada uma delas avançam à semifinal, que terá estes confrontos: 1º colocado do Grupo A x 2º colocado do Grupo B e 1º colocado do Grupo B x 2º colocado do Grupo A. Os vencedores das semifinais disputam o título.

Os oito primeiros colocados da FIBA Women's AmeriCup 2019 garantem vaga no Torneio Pré-olímpico das Américas, que ocorrerá em novembro.

Conteúdo Patrocinado