Gazeta Esportiva

Seleção feminina de basquete embarca para Colômbia para disputar Sul-Americano

Seleção Brasileira embarcou para a Colômbia, com destino a cidade de Tunja, para a disputa do Campeonato Sul-Americano feminino de basquete de 2018 (Foto: Kiko Ross/CBB)

A Seleção Brasileira feminina de basquete embarcou na manhã desta terça-feira (28) para Tunja, na Colômbia, onde acontecerá o Campeonato Sul-Americano entre os dias 30 de agosto e 4 de setembro. A competição classifica quatro nações para a Copa América/Pré-Olímpico de 2019 e a estreia brasileira será na quinta-feira às 17h45 (de Brasília) contra a Venezuela.

Todo o período de preparação foi realizado na Arena Concórdia, em Campinas, no Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), e foi finalizado na tarde da última segunda (27). Para o técnico Carlos Lima, o foco das jogadoras neste momento foi muito importante.

“Foram duas semanas muito intensas de dedicação total das atletas. Acredito que conseguimos passar a elas tudo o que queríamos. A estreia será contra a Venezuela, um adversário que temos que respeitar. Na sequência, enfrentaremos Chile e Paraguai. Vamos a esta competição com o objetivo de chegar ao título, então, temos que começar bem e seguir passo a passo até a meta final”, avaliou.

Como falado pelo treinador, os próximos compromissos são contra o Paraguai, no dia 31 de agosto (sexta-feira), e contra o Chile, no dia 1º de setembro (sábado). Segundo Lima, o grupo foi escolhido com base em vários fatores. “Procuramos fechar um grupo com as jogadoras que estão no seu melhor momento, juntando experiência e disposição. Acreditamos ser um elenco muito forte para disputar o Sul-Americano”.

Assim como o técnico, as jogadoras também enalteceram a vontade de vencer e a dificuldade dos adversários na campanha para o título. “As expectativas são as melhores, pois treinamos duro para chegar a Tunja e mostrar a força do Brasil. Queremos sair de lá com a medalha de ouro. O nosso objetivo é jogar duro e lutar pelas vitórias, pensando sempre jogo a jogo”, disse a pivô Nádia Colhado.

Raphaella Monteiro complementou. “Trabalhamos no nosso máximo e vamos seguir com tudo para disputar este Sul-Americano, pois todos os adversários que enfrentaremos são difíceis, mas vamos focar uma equipe de cada vez, iniciando pela Venezuela, nossa adversária de estreia”.

De acordo com o regulamento, o Campeonato Sul-Americano é composto por dois grupos (A, formado por Brasil, Venezuela, Paraguai e Chile; e B, formado por Colômbia, Equador, Argentina e Peru). Na primeira fase, as equipes jogam entre si em turno único, dentro de suas respectivas chaves. Depois, os dois melhores de cada grupo se classificam às semifinais, que acontecerá no dia 3 de setembro, terça-feira. Por fim, os dois vencedores decidem o título um dia depois, em 4 de setembro.

Exit mobile version