World Athletics adia Mundial de Revezamentos, e Brasil está garantido no Mundial de Atletismo - Gazeta Esportiva
World Athletics adia Mundial de Revezamentos, e Brasil está garantido no Mundial de Atletismo

World Athletics adia Mundial de Revezamentos, e Brasil está garantido no Mundial de Atletismo

Gazeta Esportiva

Por Redação

31/10/2022 às 20:01 • Atualizado: 31/10/2022 às 20:01

São Paulo, SP

Nesta segunda-feira, o Conselho da World Athletics comunicou o adiamento do Campeonato Mundial de Revezamentos, previamente marcado para os dias 13 e 14 de maio de 2023, em Guangzhou, na China. Agora, o torneio deve ser disputado em abril ou maio de 2025, depois das Olimpíadas, ainda sem data marcada.

Assim, a WA alterou o processo de qualificação dos revezamentos para o Campeonato Mundial de Atletismo de Budapeste, que será realizado de 19 a 27 de agosto do ano que vem, na Hungria. Agora, em vez das equipes que se classificariam na China, serão incluídos os oito primeiros colocados no Mundial do Oregon, disputado em julho deste ano, nos Estados Unidos.

Com a mudança, a equipe masculina brasileira do 4x100 m, sétimo lugar no Hayward Field, já está qualificada para a competição de Budapeste. Rodrigo Nascimento, Felipe Bardi, Derick Souza da Silva e Erik Cardoso completaram a prova em 38.25. Os oito primeiros colocados no Ranking Mundial também garantirão vaga para Budapeste.

O adiamento do Mundial para 2025 foi decidido pela WA em concordância com o Comitê Organizador de Guangzhou (LOC) e com a Associação Chinesa de Atletismo (CAA), devido às condições de pandemia em curso no país.

O presidente da World Athletics, Sebastian Coe, lamentou o adiamento.

“É sempre lamentável quando temos de adiar um evento. No entanto, a World Athletics e o comitê organizador local estão comprometidos com o planejamento responsável, o que inclui garantir que atletas de todas as federações internacionais possam participar e desfrutar de uma experiência em um ambiente seguro e saudável”, disse o executivo.

A sede do Mundial de Revezamentos de 2024, que será responsável por qualificar as equipes para os Jogos Olímpicos de Paris (em 2024), será anunciada no dia 30 de novembro, durante reunião em Roma, na Itália.

Conteúdo Patrocinado