Velocistas têm boas expectativas no Mundial de Atletismo - Gazeta Esportiva
Velocistas brasileiros têm boas expectativas para o Mundial de Oregon

Velocistas brasileiros têm boas expectativas para o Mundial de Oregon

Gazeta Esportiva

Por Redação

13/07/2022 às 17:07 • Atualizado: 13/07/2022 às 17:28

São Paulo, SP

Em um esporte tão competitivo como o atletismo, o Brasil conseguiu o feito inédito de incluir três atletas na disputa dos 100 m e outros três nos 200 m, no masculino, no Campeonato Mundial do Oregon, que começa nesta sexta-feira, no Estádio Hayward Field, em Eugene. Apenas 48 vagas foram disponibilizadas nos 100 m e 56 nos 200 m para atletas de todo o mundo, seguindo os índices mínimos, o ranking por pontos e os campeões de área.

"É muito importante a participação de três atletas nas duas provas, o limite imposto pela World Athletics. Mostra a evolução do atletismo brasileiro”, comentou o treinador-chefe Victor Fernandes, que orienta Rodrigo do Nascimento, atleta que abrirá o revezamento.

O Brasil estreia nesta sexta-feira nas eliminatórias dos 100 m, a partir das 22h50 (de Brasília), com Erik Cardoso, Felipe Bardi e Rodrigo do Nascimento. Os três estarão ainda no revezamento 4x100 m, juntamente com Derick Souza e Gabriel Garcia. As eliminatórias dos 200 m, por sua vez, começam na segunda-feira, a partir das 21h05, e o País contará novamente com Felipe Bardi, além de Lucas Rodrigues e Lucas Vilar.

"Minha expectativa é a melhor possível. Eu fiz a minha melhor marca da carreira no Troféu Brasil, com 10.04, e estou muito confiante, muito preparado. Estamos dando continuidade aos trabalhos nos Estados Unidos", disse Rodrigo.

"Vejo o elenco do revezamento muito bem para chegar lá e, individualmente, vejo uma possibilidade de avançar para a final, mas sabemos que é uma competição difícil e que temos de executar tudo o melhor possível para que isso aconteça”, completou o catarinense de Itajaí, de 27 anos, integrante da equipe campeã mundial de revezamentos no 4x100 m, no Japão, em 2019.




Erik Cardoso, de 22 anos, que detém a segunda melhor marca sul-americana de todos os tempos, com 10.01, atrás somente dos 10.00 de Robson Caetano, em seu primeiro Mundial, também está otimista para a competição.

“A expectativa é a melhor possível. O objetivo é melhorar o meu resultado pessoal, somar e poder servir no revezamento 4x100 m que tem chance real de fazer um bom resultado”, comentou o paulista. “Faz tempo que eu sonho com isso no meu primeiro Mundial. É um orgulho representar o Brasil, o SESI e o Exército. O cenário do Hayward Field é especial. Será muito bom correr numa pista rápida, num estádio que está numa cidade que respira atletismo, sem dúvida vai ser um prazer imenso e espero fazer um bom resultado”, completou.

Derick Souza, campeão mundial em Yokohama, também mostra otimismo. “É um grupo novo, o mais velho, o Rodrigo, tem 27 anos. Depois do Troféu Brasil a gente conversou, esse é um dos revezamentos fortes dos que a gente já teve e a expectativa está bem alta para o Mundial. O Camping realizado em Bragança Paulista foi muito bom, fez nossa confiança aumentar. Ajeitamos todas as passagens e a expectativa está lá em cima”, comentou o carioca.




Já Gabriel Garcia, que treinava como guia paralímpico, está muito feliz por estar na Seleção Brasileira no Mundial do Oregon. “É uma sensação muito boa de estar representando o País. Acho que o Brasil está com um time muito bom. Não só eu, mas todos os atletas estão com uma expectativa grande. É um apoiando e ajudando o outro, acreditando vai dar tudo certo", declarou.

Nos 200 m, Lucas Conceição Vilar, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires, em 2018, tem seus planos. “Para o Mundial minha expectativa é melhorar a minha marca pessoal (20.57), acredito que estou bem treinado e tenho muita expectativa de melhorar”, comentou.

Nos alojamentos da Universidade do Oregon ainda são esperados nesta quarta-feira o maratonista Daniel Ferreira do Nascimento, o marchador Caio Bonfim, o barreirista Alison dos Santos e a marchadora Elianay Barbosa, além dos treinadores Jorge Luís da Silva, Gianetti Sena Bonfim e Felipe de Siqueira da Silva. Segundo a velocista Vitória Rosa, inscrita nos 100 m e 200 m do Mundial, o local fica a seis minutos de caminhada do Estádio Hayward Field.



Conteúdo Patrocinado