Gazeta Esportiva

Morto aos 79 anos, Vangelis compôs música que inspirou a Corrida de São Silvestre

Foto: Acervo/Gazeta Press

O mundo da música, e dos esportes, perdeu nesta semana o compositor grego Vangels, autor da música de corrida mais famosa da história, usada inclusive nas transmissões da Corrida Internacional de São Silvestre no Brasil, que morreu aos 79 anos.

Foi ele quem compôs a trilha sonora do filme Carruagens de Fogo, dirigido por Hugh Hudson em 1981. O longa conta a história de dois corredores que disputam vaga para os Jogos Olímpicos de Paris, na França, em 1924. O sucesso da obra foi tanto que a música foi mundialmente associada à prática de corrida e usada em momentos gloriosos.

Muitos eventos esportivos também começaram a usar a música. A Olimpíada de Atlanta, nos Estados Unidos, em 1996, usou de forma marcante na final masculina da prova dos 100 metros. Ela também foi utilizada para receber os atletas no Parque Olímpico de Londres, em 2012, e foi alvo de uma piada na cerimônia de abertura, em que Mr. Bean, personagem do ator Rowan Atkinson, tentava tocar a música.

Além de Carruagens de Fogo, Vangelis escreveu a música de vários filmes, como Missing – o Desaparecido, dirigido pelo seu compatriota Costa-Gravas, e para o thriller futurista de Ridley Scott, Blade Runner.

Exit mobile version