Gabriel Boza é bronze no Mundial Sub-20 de Atletismo - Gazeta Esportiva
Gabriel Boza conquista bronze no Mundial Sub-20 de Atletismo na Colômbia

Gabriel Boza conquista bronze no Mundial Sub-20 de Atletismo na Colômbia

Gazeta Esportiva

Por Redação

02/08/2022 às 23:59

São Paulo, SP

O paranaense Gabriel Luiz Boza (APA-SP) repetiu a sua melhor marca da temporada no salto em distância - 7,90 m (0.2), na sexta e última tentativa - e ficou com a medalha de bronze do Campeonato Mundial de Atletismo Sub-20 de Cáli, Colômbia, nesta terça-feira, no Estádio Olímpico Pascual Guerrero. O francês Erwan Konate confirmou favoritismo e levou o ouro, com 8,08 (0.4), seguido do cubano Alejandro Parada , com 7,91 m (0.1).

Depois do salto foi até a arquibancada e fez uma reverência para os atletas brasileiros que torceram pela medalha na competição mais importante do ano para a sua categoria.

Além de Gabriel Boza, que ficou com o bronze, o pódio foi completado pelo francês Erwan Konate, ouro, seguido do cubano Alejandro Parada. (Foto: Divulgação/Monica RF)


Gabriel queimou o primeiro salto, saltou 7,72 m na segunda tentativa e voltou a queimar na terceira. Se qualificou, entre os oito que tiveram direito a mais três saltos, na sétima posição. Saltou 7,58 m, na quarta tentativa, mas errou o quinto salto (5,94 m). O atleta precisou de conversa com o treinador Cremílson Julião Rodrigues, o Montanha, na beira da grade da arquibancada, controle emocional e eficiência técnica para ganhar a medalha no último salto.

"Eu estava me sentindo muito bem, com o coração pegando fogo, sabendo que ia sair uma medalha. Foi uma questão de ajuste. No quinto salto eu errei e o Montanha falou pra mim é o último salto, mas quem disse que a gente precisa de dois saltos para ganhar? A gente precisa de um único salto para ganhar. Eu coloquei isso na minha cabeça e antes de começar a corrida na marca eu senti, de verdade, que eu ia ser medalhista no Mundial e foi isso o que aconteceu. Eu vim, como se fosse o último salto da minha vida e veio a medalha", disse Gabriel Boza.



Em nenhum momento se sentiu pressionado na prova, apesar de dores no tornozelo. A pista onde treina, em Presidente Prudente, está em reforma desde o Troféu Brasil. "Isso não era desculpa, não podia levar como desculpa e coloquei isso na minha cabeça", declarou.

Além disso, foi o quarto colocado no salto em distância no ano passado, em Nairóbi, no Quênia, com 7,83 m. Sua melhor marca é 8,04 m, recorde brasileiro e sul-americano sub-20, obtida no dia 4 de setembro de 2021, em Bragança Paulista (SP). Na temporada, saltou 7,90 m, no dia 1 de maio, em São Paulo.

Agora o seu objetivo passa a ser saltar acima dos 8 m e de sua melhor marca. "Tenho muito para melhorar. Dá para saltar muito longe. Tenho certeza de que 8,04 m, 8,10 m e 8,30 m ainda virão".

Gabriel disse que se inspira em Alison dos Santos, campeão mundial dos 400 m com barreiras. "Cada competição que ele vai, faz história. Foi bronze olímpico, foi campeão mundial, é tranquilo e focado. No atletismo, é minha inspiração."

Por fim, Thiago Resende (Luasa-SP) foi o quinto colocado na sua série na semifinal dos 110 m com barreiras (99.0 cm) e não conseguiu vaga na decisão da prova. "Dava pra fazer 13:30, tenho certeza. Estava bem, na zona de qualificação, correndo em segundo. Estava vindo para qualificar, mas errei em várias barreiras. Sem esses erros estaria na final, mas agora é focar na temporada que vem e no meu último ano de sub-20".


Conteúdo Patrocinado