Federação Russa de Atletismo pede adiamento de possível suspensão de atletas russos - Gazeta Esportiva
Federação Russa de Atletismo pede adiamento de possível suspensão de atletas russos

Federação Russa de Atletismo pede adiamento de possível suspensão de atletas russos

Gazeta Esportiva

Por AFP

28/07/2020 às 21:19

São Paulo, SP

A Federação Russa de Atletismo (RusAF) pediu nesta terça-feira à World Athletics que não se pronuncie sobre uma possível suspensão de atletas russos, cuja reintegração sob a bandeira neutra está ameaçada após o não pagamento de uma multa por doping.

Em uma carta dirigida ao Conselho da World Athletics, a RusAF pediu que seja estudada "a possibilidade de adiar para uma data posterior" uma decisão sobre o status da Federação Russa, levando em consideração o "trabalho já realizado" na luta contra o doping.

A Federação Russa de Atletismo pediu o adiamento de possível suspensão de atletas russos (Foto: Divulgação/RusAF)


Esse processo ocorre no momento em que o Conselho da World Athletics deve examinar a possibilidade de uma suspensão completa dos atletas russos em uma reunião a ser realizada em 29 e 30 de julho.

No início de julho, o World Athletics anunciou a suspensão do processo de reintegração de atletas russos às competições internacionais sob uma bandeira neutra, porque a RusAF não havia pago a tempo a multa imposta por violação das regras antidoping.

A federação russa tinha até 1º de julho para pagar uma multa de US$ 5 milhões imposta em março pela World Athletics por ter ajudado o vice-campeão mundial de salto em altura de 2017, Danil Lysenko, a evitar uma penalidade por não cumprir suas obrigações de localização para se submeter a testes antidoping de surpresa.

A World Athletics expulsou atletas russos de todas as competições internacionais em novembro de 2015, responsabilizando a RusAF por ter instaurado um sistema de doping institucionalizado.

Conteúdo Patrocinado