Federação Russa de Atletismo pede adiamento de possível suspensão de atletas russos

AFP - São Paulo,SP

28-07-2020 21:19:41

A Federação Russa de Atletismo (RusAF) pediu nesta terça-feira à World Athletics que não se pronuncie sobre uma possível suspensão de atletas russos, cuja reintegração sob a bandeira neutra está ameaçada após o não pagamento de uma multa por doping.

Em uma carta dirigida ao Conselho da World Athletics, a RusAF pediu que seja estudada "a possibilidade de adiar para uma data posterior" uma decisão sobre o status da Federação Russa, levando em consideração o "trabalho já realizado" na luta contra o doping.

Esse processo ocorre no momento em que o Conselho da World Athletics deve examinar a possibilidade de uma suspensão completa dos atletas russos em uma reunião a ser realizada em 29 e 30 de julho.

No início de julho, o World Athletics anunciou a suspensão do processo de reintegração de atletas russos às competições internacionais sob uma bandeira neutra, porque a RusAF não havia pago a tempo a multa imposta por violação das regras antidoping.

A federação russa tinha até 1º de julho para pagar uma multa de US$ 5 milhões imposta em março pela World Athletics por ter ajudado o vice-campeão mundial de salto em altura de 2017, Danil Lysenko, a evitar uma penalidade por não cumprir suas obrigações de localização para se submeter a testes antidoping de surpresa.

A World Athletics expulsou atletas russos de todas as competições internacionais em novembro de 2015, responsabilizando a RusAF por ter instaurado um sistema de doping institucionalizado.

Mais vídeos em videos.gazetaesportiva.com

Deixe seu comentário