CBAt divulga Calendário Oficial de Competições para 2022

São Paulo, SP

24-11-2021 18:44:12

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) divulgou, nesta quarta-feira, o Calendário Oficial de Competições para 2022. Nas datas, constam os eventos nacionais, do Atletismo Sul-Americano e da World Athletics. A CBAt publicou, ainda, uma série de encargos por competição para as federações que queiram participar da organização dos eventos.

Com isso, o calendário será aberto no dia 9 de janeiro, com a Copa Brasil de Marcha Atlética. O circuito será montado na cidade de Bragança Paulista, SP. A data da competição foi colocada para mais cedo em 2022, pois é a seletiva para o Campeonato Sul-Americano da modalidade, disputado nos dias 5 e 6 de fevereiro em Lima, no Peru.

Seguindo o calendário, será disputada a Copa Brasil Indoor, marcada para o dia 6 de fevereiro, ainda sem local definido. O torneio é uma oportunidade para os atletas alcançarem os índices exigidos para o Sul-Americano de Cochabamba, na Bolívia, que será disputado nos dias 19 e 20 de fevereiro. Além disso, o Campeonato Mundial Indoor, em Belgrado, na Sérvia, está marcado para os dias 18 a 20 de março.

Para 2022, a CBAt tem como novidade os eventos regionais da Copa Brasil de Cross Country, todos no dia 20 de fevereiro nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. Através destas provas, os atletas se classificarão para a Copa Brasil Nacional, com data marcada para o dia 13 de março, em Serra, ES.

O Sul-Americano e o Pan-Americano de Cross também serão realizados em Serra. Ambos estão marcados para o dia 27 de março.

O Grande Prêmio Brasil (categoria D) e o Grande Prêmio Brasil, série bronze do Continental Tour, ocorrerão nos dias 27 de abril e 1º de maio, respectivamente, mas não possuem local definido.

Em junho, será disputado o Troféu Brasil de Atletismo. O torneio está marcado para ser realizado de 23 a 26 de junho. Entretanto, ainda não há cidade marcada para sua realização.

Além do mais, a temporada conta com os Campeonatos Brasileiros Sub-16, Sub-18, Sub-20 e Sub-23. Há a marcação para a realização das Copas Brasil de Meio-Fundo e Fundo, de Provas Combinadas, entre outras competições.

O presidente do Conselho de Administração da CBAt, Wlamir Motta Campos, falou sobre o calendário. "A nossa intenção é realizar grandes eventos no Brasil e em várias regiões do País para desenvolver o esporte e estimular os atletas a competir".

Assim, o país receberá o Sul-Americano de Cross Country, em Serra; o Sul-Americano Sub-18, de 9 a 11 de setembro, em São Paulo (SP); e o Sul-Americano Sub-23, em Cascavel (PR), do dia 30 de setembro ao dia 2 de outubro.

Mundialmente, outras competições já têm datas marcadas. Além do Indoor de Belgrado, o Mundial de Marcha Atlética por Equipes será disputado nos dias 5 e 6 de março, em Mascate, Omã. O Mundial de Oregon, nos Estados Unidos, acontecerá de 15 a 24 de julho. O Sub-20 irá do dia 2 ao 7 de agosto, em Cáli, na Colômbia, enquanto o de Meia Maratona, em 13 de novembro, em Yangzhou, na China. O Mundial de Corrida em Montanha e Trail está marcado para o dia 22 de novembro, em Chiang Mai, na Tailândia.

Deixe seu comentário