Caio Bonfim bate recorde brasileiro durante a Copa do Brasil de Marcha Atlética - Gazeta Esportiva
Caio Bonfim bate recorde brasileiro durante a Copa do Brasil de Marcha Atlética

Caio Bonfim bate recorde brasileiro durante a Copa do Brasil de Marcha Atlética

Gazeta Esportiva

Por Redação

09/01/2022 às 18:08

São Paulo, SP

Neste domingo, o brasiliense Caio Bonfim (CASO-DF) venceu a prova dos 35 km da Copa do Brasil se Marcha Atlética. Em circuito realizado no estacionamento do Bragança Garden Shopping, em Bragança Paulista-SP, o atleta bateu recorde brasileiro.

O recorde anterior também pertencia a ele, com 2:39:19, feito no Recreio dos Bandeirentes, nas Olimpíadas do Rio de Janeiro de 2016. Na ocasião, o atleta terminou em nono lugar em uma das parciais dos 50 km.

Para quebrar seu recorde, o medalhista de bronze nos 20 km do Mundial de Londres-2017 completou as 35 voltas do circuito em 2:33:57, cinco minutos e 22 segundos a menos do que sua melhor marca anterior. A prova foi realizada às 6h15 da manhã, com o tempo encoberto e 17º graus de temperatura.

Após a prova, Caio comemorou o resultado. “O recorde era do Rio-2016. Aí fiz pela primeira vez os 35 km no Troféu Brasil do ano passado só que tinha feito os 20 km um dia antes. Eu vim para os 35 km para tentar fazer uma marca e até sábado o recorde sul-americano era 2:34:40. Eu planejei fazer o recorde sul-americano aqui, apesar de ter sete curvas por volta – são 35 voltas. Estava pronto para fazer, mas aí no sábado um equatoriano elevou a marca”, disse.

O recorde Sul-Americano, como dito por Caio, foi batido neste sábado. O equatoriano Brian Pintado conseguiu 2:32:40. O brasileiro, porém, não se abateu. “Ainda assim fiquei até os 27 km na zona do recorde, mas as curvas foram minando e fiquei a 1:10 do recorde sul-americano, mas fizemos o recorde brasileiro, a segunda melhor marca da América do Sul”, afirmou.

Caio disse, ainda, estar de olho em seu próximo desafio, o Sul-Americano de Lima. “Vamos trabalhar agora para o Sul-Americano de Lima – não sei que prova vou fazer. Meu 11º título no adulto e minha mãe tem 8. Eu sempre dizia que era mais fraco que ela. Mas agora a marca é minha”, disse, sobre sua mãe Gianetti Bonfim.

“Tem o Sul-Americano, o Mundial de Marcha, os challenges, o Mundial de Atletismo – prova dos 20 km é 10 dias antes da dos 35 km e dá para fazer as duas provas. Vamos trabalhando. A gente treina, treina e treina mais um pouquinho. Estou com esperança de bons resultados este ano, de fazer um grande ano”, projetou.

A prova dos 20 km da Copa do Brasil foi conquistada por Matheus Gabriel Correa (AABLU-SC). Foi a primeira vez que o atleta venceu a competição. “Foi uma prova um pouco mais lenta em relação às últimas que venho fazendo, mas gostei bastante porque há um ano eu fiz 1:24:40 e hoje fui melhor. Estou feliz porque melhorei a minha marca neste percurso, que não é fácil por causa das curvas, e hoje ainda tinha vento. Foi uma prova boa para começar a temporada”, afirmou.

“Eu não parei de competir desde os Jogos Olímpicos. Fiz o Brasileiro e o Sul-Americano Sub-23, Jogos Abertos de Santa Catarina, Pan-Americano Júnior e agora a Copa Brasil e mantendo uma constância muito boa. Agora é focar os treinos, na técnica e velocidade – eu vinha investindo na rodagem – e conciliar com os treinos mais longos porque eu vou entrar para os 35 km em abril”, afirmou o atleta.

Matheus e o treinador Ivo da Silva afirmaram que o marchador deve disputar os 35 km em Dudince, na Eslováquia, em abril. “Se possível, quero obter o índice para o Campeonato Mundial também nos 35 km. Eu gostaria de ir ao Mundial para fazer os 20 e os 35 km, esse é o meu principal objetivo. E chegar no top 20 no ranking da World Athletics deste ano”, disse.
Provas Femininas

Na categoria feminina, Gabriela Souza Muniz (CASO-DF) conquistou o primeiro título adulto nos 20 km, com 1:46:07. “Eu achei a prova muito boa, o clima estava excelente e para início de temporada e por ser a primeira semana de janeiro foi uma marca razoável, gostei, porém ainda tenho muito trabalho pela frente”, comentou. “No Sul-Americano, quero melhorar mais. Meu objetivo é treinar bastante e tentar fazer o índice para o Campeonato Mundial adulto”, completou, referindo-se à competição marcada para julho, em Oregon, nos Estados Unidos.

A vencedora dos 35 km feminino foi Elianay Santana da Silva Pereira Barbosa (CASO-DF), com 3:10:08. Foi o segundo título da atleta na Copa Brasil. “Queria agradecer a Deus e aos meus parceiros. Eu não era favorita. Estamos na base, mas nós começamos a treinar mais cedo. Para muitos foi uma surpresa, mas eu estava preparada para ganhar e vim para ganhar. Foi uma prova dura, com vento. Os 35 Km exigem paciência e eu tive paciência”, afirmou a atleta.

A Copa do Brasil abriu o calendário de 2022 da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). As provas serviram para definir a equipe que representará o Brasil nos dias 5 e 6 de fevereiro, no Sul-Americano de Lima, no Pero.

Durante o torneio, diversos marchadores alcançaram os índices mínimos para integrar a seleção brasileira no Mundial por Equipes de Mascate, em Omã, marcado para março de 2022.

A CBAt entregou, durante a Copa do Brasil, a placa de benemérito da entidade para o treinador e gestor do Centro de Atletismo de Sobradinho (CASO-DF), João Sena. O título foi outorgado por unanimidade pela Assembleia Geral da CBAt, em outubro de 2020, e entregue pelo presidente Wlamir Motta Campos.

Conteúdo Patrocinado