Alison passa para semi dos 400 m com barreiras - Gazeta Esportiva
Alison dos Santos passa com tranquilidade para semifinal dos 400 m com barreiras

Alison dos Santos passa com tranquilidade para semifinal dos 400 m com barreiras

Gazeta Esportiva

Por Redação

16/07/2022 às 19:27

São Paulo, SP

O paulista Alison dos Santos, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio, passou bem para as semifinais dos 400 m com barreiras do Campeonato Mundial de Atletismo do Oregon, nos Estados Unidos, neste sábado, no Estádio Hayward Field, na cidade de Eugene.



Líder do ranking mundial de 2022, com 46.80, marca obtida no dia 30 de junho, na etapa de Estocolmo, Suécia, da Liga Diamante, Alison venceu a segunda série das eliminatórias, com 49.41, com tranquilidade, sem precisar forçar. “O primeiro tiro é para quebrar o gelo, para sentir como está, para falar entrei na competição, pode relaxar e focar no próximo tiro. Um passo de cada vez, não pode deixar subir para cabeça. Vim para ganhar medalha, mas para ganhar medalha tem de chegar à final. É respeitar cada etapa correndo rápido o suficiente para chegar onde a gente quer”, disse o brasileiro de 22 anos.

O norueguês Karsten Warholm, recordista mundial e campeão olímpico, que ainda não havia completado uma prova este ano, venceu a sua série, com 49.34. O norte-americano Rai Benjamin, prata em Tóquio, venceu a série 1, com 49.06. O melhor tempo do dia foi alcançado pelo estoniano Rasmus Magi, com 48.78.

“É muito bom, não só para mim, mas para a prova chegar aqui e ver todo mundo saudável e bem para correr rápido com a gente. Correr com o Warholm e com o Benjamim é sempre maravilhoso, dividir a pista com esses caras que fizeram história com a gente nos Jogos de Tóquio é gratificante.”

O goiano Mahau Suguimati, radicado no Japão, terminou em oitavo lugar na série 4, com 52.43, ficando fora das semifinais.



Brasileiros na semifinal dos 100 m com barreiras

Nas eliminatórias dos 110 m com barreiras, dois dos três brasileiros convocados passaram para as semifinais deste domingo, a partir das 21h05 (de Brasília). Destaque para Rafael Pereira, que ficou em segundo lugar na série 2, com 13.44 (-0.3).

“O objetivo da eliminatória era correr forte, chegar com moral na semifinal, tive um errinho na quarta barreira, mas está bom, gostei da minha corrida”, disse o recordista sul-americano, com 13.17. “Antes da largada pensei que já havia feito, desde a Olimpíada de Tóquio, passando pelo Mundial Indoor, os meetings da temporada, incluindo os da Liga Diamante, várias corridas importantes. Pensei que essa era mais uma delas e entrei assim.”

Eduardo de Deus passou em quarto lugar na segunda série eliminatória, com 13.49 (-0.5). “Gostei do começo da minha corrida, mas faltou o final para fazer uma melhor marca. Nas semifinais é fazer o meu recorde pessoal e tentar a vaga na final”, declarou.

Por outro lado, Gabriel Constantino não passou para a semifinal. Ele acabou caindo na quinta série ao tropeçar na barreira. “A barreira é uma prova que tem muitos imprevistos. Vim com a cabeça de ganhar a série, mas infelizmente aconteceu e tenho de aceitar que acabou o campeonato para mim. Peço desculpas ao meu treinador e as Forças Armadas e quero dizer que ainda não é o fim”, declarou.
Feminino

Na qualificação do salto triplo, Gabriele Sousa Santos terminou em 12º lugar no grupo B e em 25º na classificação geral, com 13,62 m (1.0) e não passou para a final. A venezuelana Yulimar Rojas confirmou o favoritismo e obteve 14,72 m (0.5), melhor marca do dia.

Nos 3.000 m com obstáculos, Simone Ferraz e Tatiane Raquel da Silva não avançaram para a final de quarta-feira. Simone ficou em 12º lugar na série 1 e em 38º no geral, com 9:53.52. Já Tatiane, recordista sul-americana, com 9:24.38, foi a oitava na série 3 e a 23ª, com 9:26.25.

“Demorei até me encontrar na prova, estou constante na temporada, mas não nego que gostaria de estar numa final. Optei por ficar um pouco mais atrás, a líder do ranking estava na série e isso poderia ser uma marca surreal que eu não aguentasse, mas passei bem os 2.000 m. Tem muito contato, fiquei presa, não consegui passar os obstáculos direito”, comentou Tatiane.
Maratona masculina

Neste domingo, a partir das 10h15 (de Brasília), será disputada a maratona masculina num circuito de 14 km entre Eugene e Springfield, também no Oregon. A largada será dada em frente ao Estádio Autzen, que faz parte do complexo esportivo da Universidade do Oregon.

O Brasil terá três representantes: Daniel Ferreira do Nascimento, Paulo Roberto de Almeida Paula e José Márcio Leão, todos com índices exigidos pela World Athletics, a Federação Internacional de Atletismo. Danielzinho entra com o resultado mais forte entre os brasileiros. Ele bateu o recorde brasileiro e sul-americano dos 42,195 km em abril, em Seul, Coreia do Sul, com 2:04:51, superando a marca de 2:06:05, que era de Ronaldo da Costa desde 1998. Ele fez a última etapa de preparação em Kaptagat, no Quênia, local a 2.800 m de altitude, onde mora e treina.

A equipe conta ainda com a experiência de Paulo Paula, que aos 43 anos se mantém em alto nível. Ele conseguiu o recorde pessoal em fevereiro, em Sevilha, na Espanha, com 2:09:51. Ele fez a reparação final na região do Porto, em Portugal.

Conteúdo Patrocinado