Gazeta Esportiva

Após escândalo de doping, atletas alemães divulgam vídeo contra Iaaf

A menos de duas semanas para o início do Mundial de Pequim, a turbulência não cessa para a principal entidade do atletismo mundial. Após a publicação de uma reportagem que denuncia numerosos possíveis casos de doping, um grupo de atletas de elite da Alemanha, como o campeão olímpico de lançamento de disco Robert Harting, divulgou um vídeo no YouTube, no último domingo, acusando a Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) de “destruir” o esporte com o recente escândalo de dopagem.

“Não podemos seguir confiando em vocês” e “estão destruindo o nosso esporte” são algumas das acusações difundidas no vídeo, em que vários atletas alemães se dirigiram ao público em inglês.

Quem também se juntou a Harting foi o corredor dos 800m, Robin Schembera, que protestou com um letreiro no qual se lê: “Quero competir com atletas limpos, não com monstros”.

O protesto é referente às recentes revelações da televisão alemã ARD e do jornal inglês Sunday Times. Os dois meios de comunicação publicaram a matéria no domingo retrasado, dia 2, fazendo com que o Comitê Olímpico Internacional (COI) exigisse esclarecimentos sobre o escândalo.

A reportagem teve acesso a 12 mil exames de sangue correspondentes a 5 mil atletas. Cerca de 800 deles eram suspeitos ou altamente suspeitos, sendo que 146 conquistaram medalhas em Mundiais ou Jogos Olímpicos, entre 2001 e 2012.

Exit mobile version