Gazeta Esportiva

Alison dos Santos e Rebeca Andrade são eleitos os melhores atletas de 2022 no Prêmio Brasil Olímpico

(Foto: Divulgação/COB)

O COB, Comitê Olímpico do Brasil, premiou diversos atletas olímpicos e pan-americanos nesta quinta-feira, no Prêmio Brasil Olímpico. O Oscar do esporte brasileiro elegeu Alison dos Santos, do atletismo, e Rebeca Andrade, da ginástica artística, como os melhores atletas de 2022. A ginasta também recebeu o troféu Inspire, categoria exclusivamente feminina. Hugo Calderano, do tênis de mesa, foi eleito o Atleta da Torcida.

Na categoria masculina, além de Alison dos Santos, Felipe Toledo, do surfe, e Isaquias Queiroz, da canoagem, eram candidatos. Entre as mulheres, além de Rebeca Andrade, Rayssa Leal, do skate, e Ana Marcela Cunha, das águas abertas, foram as finalistas, mesmo trio da última edição do prêmio.

Alison dos Santos conquistou o troféu após uma temporada brilhante no atletismo. Piu, como é conhecido, fez história em julho de 2022 ao se tornar campeão Mundial dos 400m com barreiras, no torneio disputado em Oregon, nos Estados Unidos. Com uma marca de 46s29, o paulista passou a ser o recordista sul-americano e da competição.

Dois meses depois, o brasileiro venceu a Diamond League, o principal circuito de competições da World Athletics. A ótima temporada também rendeu a Alison dos Santos o prêmio de Atleta do Ano da Confederação Brasileira de Atletismo, entregue no final do ano passado.

“Esse resultado é muito importante como atleta, de encontrar alguém na rua e ouvir que sou inspiração para pessoas. Mesmo as que não fazem esportes, mas que me admiram e cresceram na vida depois de verem algo meu. Faço isso com orgulho, com vontade, vale a pena. Somos brasileiros, podemos conquistar o que a gente quiser”, disse Piu.

Rebeca Andrade também se destacou por um título mundial. No torneio disputado em Liverpool, na Inglaterra, a atleta de 23 anos se tornou a primeira brasileira a conquistar o mundo na categoria individual geral da ginástica artística. Durante a competição, a ginasta dominou de ponta a ponta e liderou desde o primeiro aparelho.

A paulista se tornou a segunda sul-americana a conquistar uma medalha na prova mais tradicional da ginástica artística. Antes de Rebeca Andrade, apenas sua compatriota Jade Barbosa havia subido no pódio, com um bronze em 2007.

A passagem de Rebeca Andrade no Campeonato Mundial não parou por aí. Antes de deixar a Inglaterra, a brasileira ainda conquistou uma medalha de bronze no solo.

O troféu Inspire, criado para premiar a atleta mais inspiradora do ano, também ficou com Rebeca Andrade. Além da ginasta, estavam disputando Ana Marcela Cunha, a tenista Bia Haddad Maia, Mayra Aguiar e Rafaela Silva, ambas judocas. A ginasta também foi eleita a melhor atleta da ginástica olímpica nesta quinta-feira.

“É um orgulho poder representar a ginástica e o Brasil pelo mundo. Agradeço toda a equipe que esteve sempre ao meu lado para eu voltar em todas as vezes, realizar meus sonhos e objetivos após cada lesão. Ao Chico, meu treinador, que nunca largou minha mão, é quase um pai para mim. Se não fosse por ele, não estaria aqui hoje”, explicou Rebeca Andrade.

Atleta da Torcida

A categoria Atleta da Torcida, que teve votação aberta ao público, foi vencida por Hugo Calderano, do tênis de mesa, pela segunda vez. O atleta, que também levou o troféu em 2019, concorreu com diversos nomes do esporte brasileiro. Além do mesatenista, disputaram o prêmio: Rayssa Leal, Alisson dos Santos, Rebeca Andrade, Arthur Nory (ginástica artística), Marcus D’Almeida (tiro com arco), Rafaela Silva e Ana Marcela Cunha (maratonas aquáticas).

Hugo Calderano venceu duas etapas do Mundial de tênis de mesa no último mês e, com isso, retornou ao top 5 do mundo na categoria. Com o título, o brasileiro se tornou o maior campeão do WTT, como é chamado o circuito mundial.

Confira os vencedores do Prêmio Brasil Olímpico de 2022 por categoria:

Águas Abertas – Ana Marcela Cunha
Atletismo – Alison dos Santos
Badminton – Ygor Coelho
Basquete 3×3 – Vitória Marcelino
Basquete 5×5 – Bruno Caboclo
Boliche – Stephanie Migliore Dubbio Martins e Roberta Camargo Rodrigues
Boxe – Beatriz Ferreira
Breaking – Luan dos Santos
Canoagem Slalom – Ana Sátila Vargas
Canoagem Velocidade – Isaquias Queiroz
Ciclismo BMX Freestyle – Gustavo de Oliveira
Ciclismo BMX Racing – Paola Reis Santos
Ciclismo Estrada – Ana Vitoria Magalhaes
Ciclismo Mountain Bike – Henrique Avancini
Ciclismo Pista – Alice de Melo
Desportos na Neve – Jaqueline Mourão
Desportos no Gelo – Nicole Silveira
Escalada Esportiva – Anja Köhler
Esgrima – Nathalie Moellhausen
Esqui Aquático – Felipe Simioni Neves
Futebol – Richarlison
Ginástica Artística – Rebeca Andrade
Ginástica de Trampolim – Alice Hellem Gomes
Ginástica Rítmica – Geovanna Santos da Silva
Golfe – Frederico Biondi Figueiredo
Handebol – Bruna Aparecida de Paula
Hipismo Adestramento – João Victor Oliva
Hipismo CCE – Carlos Eduardo Ramadam
Hipismo Saltos – Marlon Zanotelli
Hóquei sobre Grama – Arthur de Azevedo
Judô – Mayra Aguiar
Karatê – Douglas Brose
Levantamento de Peso – Laura Amaro
Natação – Guilherme Costa
Nado Artístico – Laura Miccuci
Patinação Artística – Bianca Corteze Ameixeiro
Patinação Velocidade – Guilherme Abel Rocha
Pentatlo Moderno – Isabela de Abreu
Polo Aquático – Letícia Belorio
Remo – Beatriz Cardoso
Rugby – Luiza Campos
Saltos Ornamentais – Ingrid de Oliveira
Skate – Rayssa Leal
Squash – Laura Souza Bezerra da Silva
Surfe – Filipe Toledo
Taekwondo – Milena Titoneli
Tênis – Beatriz Haddad
Tênis de Mesa – Hugo Calderano
Tiro com Arco – Marcus Vinicius D’Almeida
Tiro Esportivo – Geovana Meyer
Triatlo – Luisa Duarte
Vela – Martine Grael e Kahena Kunze
Vôlei de Praia – Duda Lisboa – Ana Patricia
Voleibol – Gabriela Guimarães
Wrestling – Laís Nunes

Exit mobile version