Gazeta Esportiva

Brasil fatura quatro ouros e quebra dois recordes mundiais no atletismo

Thiago Paulino levou o ouro com direito a recorde mundial (Foto: Daniel Zappe/EXEMPLUS/CPB).

O Brasil obteve uma jornada histórica no primeiro dia do atletismo nos Jogos Parapan-Americanos de Lima. No total, os brasileiros foram ao pódio 12 vezes, com quatro ouros, três pratas e cinco bronzes, e quebraram dois recordes mundiais neste sábado. Thiago Paulino, Elizabeth Rodrigues, Izabela Campos e Jerusa Santos levaram medalhas douradas.

Na Classe F57, destinada a cadeirantes, atletas com sequelas de poliomielite, lesões medulares ou amputações, do arremesso de peso, Thiago Paulino foi arrasador. Por conta da mobilidade reduzida, os atletas fazem suas seis tentativas em sequência, e o brasileiro parou na terceira com a certeza de que seria campeão, uma vez que derrubou o recorde mundial ao fazer 15m26.

No lançamento de disco feminino F53, Elizabeth Rodrigues teve apenas duas concorrentes, mas não se acomodou. Logo de cara, ela conseguiu a marca de 16m67, a melhor da história, e garantiu o ouro, colocando quase cinco metros de vantagem em relação à mexicana Leticia Delgado, dona da prata.


Na Classe F11 do lançamento de disco, para deficientes visuais, Izabela Campos venceu a disputa particular com a colombiana Yesenia Restrepo por 20 centímetros e subiu no lugar mais alto do pódio ao contabilizar 35m32, quebrando o recorde dos Jogos Parapan-Americanos.

Em uma prova em que o pódio foi ocupado inteiramente por brasileiras, do bronze ao ouro, Jerusa Santos ficou com a medalha dourada ao obter a marca de 25s05 nos 200m rasos feminino F11.

Confira todas as medalhas do Brasil no primeiro dia de atletismo do Parapan:

Ouros

Thiago Paulino (arremesso de peso na Classe F57)
Elizabeth Rodrigues (lançamento de disco na Classe F53)
Izabela Campos (lançamento de disco na Classe F11)
Jerusa Santos (200m rasos na Classe T11)

Pratas 

Claudiney Batista (arremeso de peso na Classe F56)
Thalita Vitória Simplício (200m rasos na Classe T11)
João Victor Teixeira de Souza (lançamento de disco na Classe F37)

Bronze

Fábio Bordingon (200m rasos na Classe T35)
Jair Henrique Souza (arremesso de peso na Classe F40/F41)
Yeltsin Franscisco Ortega Jacques (5000m na Classe T1)
Lorena Salvatini (200m rasos na Classe T11)
Viviane Ferreira (200m rasos na Classe T12)

 

 

 

 

 

Exit mobile version