Gazeta Esportiva

Após vitória sobre vice-olímpico, Camilo fala em medalha no Rio 2016

Com uma vitória sobre o cubano Asley Gonzalez, o brasileiro Tiago Camilo conquistou o tricampeonato pan-americano nos Jogos de Toronto, feito inédito no judô nacional. Aos 33 anos, animado pelo triunfo sobre o atual vice-campeão olímpico nesta segunda-feira, o experiente atleta da categoria até 90kg falou em repetir o pódio no Rio de Janeiro 2016.

“É muito bom para a confiança”, disse Camilo, em entrevista ao Sportv, sobre o triunfo contra Gonzalez, que também foi campeão mundial em 2013. “O foco é o Rio de Janeiro e o objetivo final dentro desse ciclo é ser medalhista. Eu quero pódio”, completou.

Campeão nas edições do Rio de Janeiro 2007 e de Guadalajara 2011 dos Jogos Pan-Americanos, Camilo fez três lutas para repetir o feito nos Jogos de Toronto. Antes de vencer Asley Gonzalez na decisão, o brasileiro bateu o chileno Rafael Romo e o argentino Cristian Schmidt.

“Eu vim para realmente fazer aquilo que mais amo, lutar judô. Representar o Brasil sempre foi algo muito especial para mim. Sempre trago o Brasil dentro do meu coração, tenho orgulho de ser brasileiro. Sei quanto os atletas lutam para estar aqui, então sou um privilegiado”, afirmou Camilo, o único tri pan-americano do judô nacional.

“Cada conquista é especial. Ser campeão é importante, independentemente da competição. Os Jogos Pan-Americanos sempre mexeram comigo, pela atmosfera. Estou muito feliz pelo resultado. Por trás de cada conquista, há horas e horas de treinos e dificuldades”, comemorou.

A vitória sobre o cubano Asley Gonzalez, vice-campeão olímpico, deixou o brasileiro Tiago Camilo animado – Credito: William Lucas/Inovafoto
Camilo já subiu ao pódio das mais importantes competições do judô. Além do tricampeonato pan-americano, o brasileiro foi prata nas Olimpíadas de Sydney 2000 e bronze em Pequim 2008. No Mundial 2007, disputado no Rio de Janeiro, levou o ouro.

“Passei muita coisa na minha carreira. Vitórias, derrotas, alegrias, tristezas. Tudo isso me fez uma pessoa mais forte, um atleta mais forte. Tenho muito orgulho de toda minha trajetória, de como construí minha vida no esporte. Sou um privilegiado, mas batalhei muito por isso”, afirmou.

O judoca confirmou que os Jogos do Rio de Janeiro 2016 marcarão sua despedida olímpica, mas já adiantou que não pretende encerrar a carreira na competição. Dentro de casa, a pressão por medalhas será intensa, previu, ainda com o ouro pan-americano no pescoço.

“Pressão, sempre existiu. A partir do momento em que você chega a um determinado patamar, sempre vai ser cobrado. Tem que absorver isso de forma positiva e procurar usar como combustível, porque as pessoas depositam confiança em você”, afirmou Camilo.

Exit mobile version