Abertura do Pan tem homenagem aos povos peruanos ao longo da história - Gazeta Esportiva
Abertura do Pan tem homenagem aos povos peruanos ao longo da história

Abertura do Pan tem homenagem aos povos peruanos ao longo da história

Gazeta Esportiva

Por Redação

27/07/2019 às 00:01

São Paulo, SP

A 18ª edição dos Jogos Pan-Americanos começaram oficialmente na noite desta-feira, na capital peruana de Lima. Em espetáculo realizado no Estádio Nacional, os organizadores relembraram a história da região onde se encontra o Peru e de seu povo.

A apresentação, que no total durou cerca de três, fez uma viagem pela música, dança e tradições do povo peruano, desde a época pré-colonial até os dias de hoje. Após o cerimonial, as 41 delegações foram apresentadas para o início da competição. Confira imagens:




A abertura começou com uma contagem regressiva. Todos as edições do Pan-Americano foram relembradas com o seus logos projetados em uma estrutura que representava um vulcão e foi o centro de toda a cerimônia. Com o fim da contagem, os dançarinos começaram sua primeira apresentação, que terminou com o grupo formando o logo da competição, seguido por fogos de artifício.

Após encontro de autoridades peruanas, a bandeira do país-sede foi projetada na estrutura do vulcão e o hino nacional foi tocado pela primeira vez, com apresentação simultânea dos dançarinos. Foram cerca de 30 minutos de apresentação depois disso, com danças tipicas e apresentações de cantores locais.



A primeira delegação que desfilou no Estádio Nacional foi a da Argentina. Enquanto cada país entrava no estádio, um de seus pontos turísticos era projetado na estrutura do vulcão. O Brasil foi a nona delegação a desfilar e o Pão de Açúcar foi o cartão postal escolhido.

Pela primeira na história, mulheres foram as porta-bandeiras da delegação brasileira no Pan. Kahena Kunze e Martine Grael, da vela, ficaram encarregadas de liderar os 486 brasileiros que disputarão a competição.

(Foto: Jonne Roriz/COB)


Após as 41 delegações passarem pelo palco, as apresentações artísticas foram retomadas, contando com referências à Amazônia, danças e músicas típicas, e também com as presenças do astro da cozinha local Mitsuharu Tsumura e do tenor Juan Diego Flórez.

No seguimento, após discurso oficial dos organizadores, Edith Noeding, ouro no atletistmo no Pan de 1975, os jovens Ariana Baltazar, do judô, e Carlos Fernández, do tênis de mesa; além de Lucha Fuente, três vezes prata no vôlei, e Cecilia Tait, prata na Olimpíada de Seul no vôlei, carregaram a tocha até a pira, onde o fogo do Pan de Lima foi acesso.

Para finalizar, o cantor porto-riquenho Luis Fonsi, autor do hit Despacito, se apresentou no Estádio Nacional de Lima e e animou o público com seu grande sucesso.

Conteúdo Patrocinado