Atalanta empata com o Milan em casa, mas garante vaga na Liga Europa - Gazeta Esportiva
Atalanta empata com o Milan em casa, mas garante vaga na Liga Europa

Atalanta empata com o Milan em casa, mas garante vaga na Liga Europa

Gazeta Esportiva

Por Redação

13/05/2017 às 17:38 • Atualizado: 26/05/2017 às 18:13

São Paulo, SP

A Atalanta confirmou neste sábado sua classificação para a Liga Europa da próxima temporada ao empatar com o Milan em casa por 1 a 1, gols de Andrea Conti, ainda no primeiro tempo, e Deulofeu, pouco antes do apito final. Indo a 66 pontos, o time do zagueiro brasileiro Rafael Tolói não corre mais riscos matemáticos de ser ultrapassado e volta a ter projeção internacional ao assegurar pelo menos a quinta colocação do Campeonato Italiano.

O primeiro tempo foi marcado pela grande superioridade ofensiva da Atalanta. Enquanto o Milan buscava se manter fechado e explorar os contra-ataques, os donos da casa foram cirúrgicos e aproveitaram as poucas oportunidades que tiveram para construir o placar favorável e alcançar o objetivo.

Já o Milan, que não conseguiu encerrar a sequência de quatro rodadas sem somar três pontos, não voltará a disputar títulos continentais na temporada que vem e terá de se contentar apenas com as competições italianas.

Milan não conseguiu superar a Atalanta fora de casa e perdeu a chance de se manter vivo na briga pela classificação à Liga Europa (Foto: AC Milan/Divulgação)


O jogo - Precisando vencer para diminuir a distância da Atalanta na tabela, o Milan pouco fez nos primeiros 45 minutos de partida e não teve uma postura de quem precisava do triunfo a qualquer custo. Sonhando com a classificação para uma competição continental na próxima temporada, os rossoneros passaram a maior parte do período travando um duelo equilibrado com os donos da casa, no entanto, antes do apito acabou pagando pela cautela excessiva que adotou durante os 45 minutos iniciais.

Se nos primeiros lances ambas as equipes não conseguiram furar o bloqueio defensivo e esbarraram na falta de criatividade, no fim, através de ligações diretas, o Atalanta pôde explorar espaços deixados pelo Milan. Aos 43, Alejandro Gómez recebeu longo lançamento e ficou frente a frente com o goleiro, que cresceu na hora decisiva e bloqueou o chute do meia. Já na jogada seguinte Donnarumma não conseguiu interceptar o passe dentro da área e viu a bola sobrar livre para Andrea Conti empurrar para o fundo das redes.

Na volta para o segundo tempo o Milan tratou desde o primeiro minuto correr atrás do prejuízo e manter vivo o sonho de disputar uma competição continental na próxima temporada. Pasalic perdeu uma grande oportunidade, finalizando próximo à trave esquerda do goleiro rival. Com o duelo equilibrado, a Atalanta respondeu somente 20 minutos depois com Kessia, que finalizou e obrigou Donnarumma a fazer boa defesa e mandar para escanteio.

Tentando o empate nos últimos minutos da partida, o Milan se jogou para o ataque, mas pouco conseguiu assustar os rivais até que surgiu Gerard Deulofeu. Faltando três minutos para o apito final o atacante espanhol recebeu dentro da área, finalizou e ainda contou com o desvio na defesa para iludir o goleiro Berisha e conseguir o suado empate.

Faltando duas rodadas para o fim do Campeonato Italiano, o Milan entra em campo apenas para cumprir tabela contra o Bologna, em Milão, no próximo dia 21 de maio, e encerra a temporada contra o Cagliari, fora de casa, no domingo seguinte (28). Já o Atalanta terá pela frente o Empoli fora de casa e o Chievo sob seus domínios nessas mesmas datas.

 

Conteúdo Patrocinado