Islândia vence a Áustria, faz história e encara a Inglaterra nas oitavas - Gazeta Esportiva
Islândia vence a Áustria, faz história e encara a Inglaterra nas oitavas

Islândia vence a Áustria, faz história e encara a Inglaterra nas oitavas

Gazeta Esportiva

Por Redação

22/06/2016 às 14:56 • Atualizado: 22/06/2016 às 15:17

São Paulo, SP

Islândia faz história em sua primeira campanha na Euro (Foto: Tobias Schwarz/AFP)
Islândia faz história em sua primeira campanha na Euro (Foto: Tobias Schwarz/AFP)


A Islândia fez história, logo em sua primeira participação na Eurocopa. Nesta quarta-feira, a equipe venceu a Áustria por 2 a 1, terminando em segundo do grupo F, garantiu um lugar nas oitavas de final do torneio continental. Os gols foram marcados por Bödvarsson e Traustason, enquanto Schöpf fez para os austríacos.

Com o resultado, os islandeses terminaram com cinco pontos, e garantiram um lugar na próxima fase. A Áustria, por sua vez, foi a lanterna, com dois, e está eliminada da Euro, depois de grande campanha nas Eliminatórias, quando se classificou sem perder uma partida sequer.

Nas oitavas, o time de Heimir Hallgrimsson e Lars Lägerback encara a tradicional Inglaterra, segunda colocada do grupo B, em jogo que acontece na próxima segunda-feira, em Nice.

O jogo - Logo no primeiro minuto, a Islândia quase abriu o placar, em finalização de Gudmundsson, que carimbou o travessão. A resposta austríaca veio em erro do goleiro Halldorsson, que quase perdeu a bola, dentro da área, para Arnautovic, aos 10.

Aos 17, os islandeses chegaram ao gol. Em cobrança de lateral, que se tornou cruzamento, Bödvarsson girou e bateu na diagonal, superando Almer, para festa da torcida do país em Saint-Denis.

Após o gol, o time de Marcel Koller foi para cima, já que apenas a vitória levaria o time à classificação. Porém, a marcação islandesa era extremamente bem feita. Aos 28, Arnautovic conseguiu um belo chute, mas Halldorsson defendeu. A cada minuto, a pressão da Áustria se tornava mais forte, com a equipe avançando em campo.

Aos 35, os comandados de Koller tiveram grande chance, em pênalti de Skúlason em Alaba. Contudo, o zagueiro Dragovic bateu na trave, perdendo a oportunidade de empatar. Aos 38, Ragnar Sigurdsson cortou mal e quase encobriu o próprio goleiro, mas Halldorsson conseguiu defender.

Aos 41, Baumgartlinger finalizou de fora da área, e o arqueiro islandês trabalhou bem mais uma vez, espalmando para escanteio. Sem conseguir furar a defesa rival, os austríacos foram para os vestiários perdendo por 1 a 0.

O segundo tempo voltou com a Áustria no campo de ataque, mas a primeira chance foi da Islândia, aos 3. Gylfi Sigurdsson bateu cruzado e assustou o goleiro Almer. Aos 9, Schöpf, que entrou no intervalo, exigiu mais uma defesa de Halldorsson, que segurou firme.

Aos 14, depois de muitas tentativas, os austríacos chegaram ao empate. Em jogada individual, Schöpf driblou Arnason e tirou do goleiro, arrematando cruzado: 1 a 1.

Tentando retomar a vantagem, Gylfi Sigurdsson aproveitou contra-ataque e finalizou, mas Almer espalmou e impediu o gol da Islândia. Porém, o controle da bola seguia com a Áustria, que necessitava da vitória. Aos 22, Janko escorou cruzamento, e a bola raspou a trave esquerda de Halldorsson.

Halldórsson brilhou, contribuindo na vitória islandesa (Foto: Kenzo Tribouillard/AFP)
Halldórsson brilhou, contribuindo na vitória islandesa (Foto: Kenzo Tribouillard/AFP)


Mantendo a pressão, Schöpf teve mais uma grande chance, aos 26. Mais uma vez, o arqueiro islandês salvou sua equipe. Aos 34, o goleiro trabalhou novamente, em falta cobrada por Alaba.

Saindo para o ataque em busca do gol da classificação, os austríacos não conseguiram furar o bloqueio, e ainda deixaram espaço para o contra-ataque. Assim, no último lance da partida, em saída rápida, Traustason completou cruzamento de carrinho e matou a partida: 2 a 1 Islândia.

FICHA TÉCNICA

ISLÂNDIA 2 x 1 ÁUSTRIA

Local: Estádio Stade de France, em Saint-Denis (França)
Data: 22 de junho de 2016, quarta-feira
Horário: 13 horas (de Brasília)
Árbitro: Szymon Marciniak (Polônia)
Assistentes: Pawel Sokolnicki (Polônia) e Tomasz Listkiewicz (Polônia)
Cartões amarelos: Skúlason, Sigthórsson, Halldórsson, Arnason (Islândia), Janko (Áustria) 
Gols: 
ISLÂNDIA: Bödvarsson, aos 17 minutos do primeiro tempo, e Traustason, aos 48 minutos do segundo tempo; ÁUSTRIA: Schöpf, aos 14 minutos do segundo tempo


ISLÂNDIA: Halldórsson; Saevarsson, Arnason, Hangar Sigurdsson e Skúlason; Gunnarsson, Gylfi Sigurdsson, Gudmundsson (Ingason) e Bjarnason; Bödvarsson (Bjarnason) e Sigthórsson (Traustason)  
Técnicos: Heimir Hallgrimsson e Lars Lägerback

ÁUSTRIA: Almer; Prödl (Schöpf), Dragovic e Hinteregger; Klein, Baumgartlinger, Ilsanker (Janko) e Fuchs; Alaba; Sabitzer (Jantscher) e Arnautovic
Técnico: Marcel Koller

Conteúdo Patrocinado