Gazeta Esportiva

Palmeiras ou Santos: razões para acreditar no triunfo na Copa Libertadores

Alison, do Santos (Foto: Ivan Storti)

Palmeiras e Santos são o Brasil na Copa Libertadores da América 2020/2021. Os dois paulistas conseguiram chegar à grande final da principal competição do futebol sul-americano. E algumas evidências apontam para a probabilidade de cada equipe ter a chance de levantar o caneco.

No caso do Palmeiras, sua campanha ao longo da fase de grupos foi exemplar. O time paulista foi o único capaz de chegar invicto as semifinais da Libertadores. Já o Santos teve alguns problemas no início da competição, entretanto, ao longo de sua caminhada, conseguiu se destacar.

(Photo by Juan Ignacio RONCORONI / POOL / AFP)

Entretanto, muito além da superstição, favoritismo e probabilidade, o que realmente evidencia que o Palmeiras e o Santos têm chances de serem campeões? E quais as chances de cada time levantar a taça da Copa Libertadores, em meio a uma edição cheia de reviravoltas e mudanças? Nós fomos atrás dessas e de outras respostas.

Verdão é o que tem melhor campanha

Definitivamente o Palmeiras recebe o reconhecimento pela qualidade de seu trabalho na Libertadores até o momento. Olhando especificamente a campanha do Verdão até as semifinais dessa Copa, o clube paulista foi o único invicto e levou apenas 4 gols em um total de 10 jogos realizados.

Na fase de grupos foi apenas um “tropeço” que separou o Verdão de chegar a uma campanha de 100%. Na quarta rodada da Copa Libertadores o Palmeiras empatou com o Guaraní em 0 a 0, quando Vanderlei Luxemburgo ainda era o treinador da equipe alviverde. Os dois jogos que se seguiram foram de goleada.

O Palmeiras fechou sua campanha na fase de grupos com duas goleadas por 5 a 0, uma delas com o grupo sendo comandado por Vanderlei Luxemburgo e outra com Andrey Lopes no comando do Verdão. Apesar da alteração no comando técnico, o sucesso dos paulistas continuou.

Já na fase de eliminatórias, o Palmeiras conseguiu vencer o Delfin dentro e fora de casa, totalizando em um placar acumulado de 8 a 1. Contra o Libertad, pelas quartas-de-final, o Verdão teve um desafiante em peso, o qual foi o segundo time capaz de arrancar um empate do alviverde.

Mas, mais uma vez, o Palmeiras mostrou sua força em casa e aplicou mais uma goleada, dessa vez por 3 a 0. E contra o River Plate, fora de casa, o Verdão confirmou seu favoritismo, vencendo por 3 a 0 em plena casa dos argentinos. Tudo isso reforçou não só a qualidade do grupo, bem como seu favoritismo ao título da Copa Libertadores.

Santos corre por fora

As estatísticas no futebol já se mostraram importantes para previsões de especialistas. Entretanto, a verdade é que elas são apenas uma referência, pois o futebol é imprevisível, principalmente em partidas finais e em grandes competições, como é o caso da Copa Libertadores da América.

A campanha do Santos foi tão boa quanto a do Palmeiras na fase de grupos. A única diferença é que os santistas não aplicaram tantas goleadas quanto seu rival. Entretanto, o grupo comandado por Cuca mostrou ser forte e capaz de vencer os desafios, por mais que as estatísticas mostrassem o contrário.

O Santos enfrentou grandes favoritos ao título da Libertadores ao longo de sua campanha, como foi o caso do Grêmio, por exemplo. Os santistas conseguiram um empate decisivo nas quartas de final e, em casa, conseguiram vencer os gremistas por 4 a 1, reforçando seu favoritismo ao título e alcançando as semifinais da competição.

Apesar de ter uma média de gols abaixo do Palmeiras, o Santos mostrou grande capacidade de reação e organização em seus jogos. A equipe santista foi até o estádio do Boca Juniors e não decepcionou. Conseguiu jogar de igual para igual com os argentinos e arrancou um empate essencial para o jogo de volta.

Mesmo não estando invicto, como é o caso do Palmeiras, o Santos perdeu apenas 1 jogo até o momento na Copa Libertadores e, em casa, perdeu apenas para a LDU de Quito por 1 a 0 nas oitavas-de-final. De resto, foram 3 empates e 7 vitórias em uma campanha que exibiu muita organização dentro das quatro linhas.

O que esperar de uma final entre Palmeiras e Santos?

Santos e Palmeiras têm boas chances de levantar a taça da Libertadores. E sabemos bem que, quando se trata dessa competição, tudo pode acontecer, especificamente em uma final tão intensa entre dois clubes rivais.

Segundo nossos dados, o Palmeiras tem mais chance de sair campeão dessa competição pela sua boa campanha na fase de grupos e bom desempenho fora de casa no jogo contra o River Plate. Entretanto, o clube paulista tem boas razões para aprimorar seu setor defensivo, já que levou 2 gols dos argentinos em casa, e quase perdeu a classificação.

Já o Santos entra como possível azarão, mesmo tendo uma boa campanha. Os santistas têm boas chances de levar a taça, mas o Palmeiras, devido a sua campanha, é definitivamente o favorito. Entretanto, há uma grande probabilidade de o Peixe desbancar o Verdão e conquistar o título da Libertadores.

Mesmo o Palmeiras sendo favorito, tudo pode acontecer. E a certeza que fica é de que haverá muita emoção entre esses dois grandes clubes paulistas!

Exit mobile version