Gazeta Esportiva

Cristiano Ronaldo faz a diferença dentro e fora dos gramados com a Juventus

A chegada de Cristiano Ronaldo à Juventus rendeu relevantes impactos no clube italiano. Seja dentro de campo ou então financeiramente, o dono da camisa 7 conseguiu colocar a nova equipe em outro patamar de importância no cenário mundial. A consequência disso são melhores receitas, com acordos de patrocínios, e cada vez mais resultados positivos em campo, tanto na Itália como na Europa.

No dia 10 de julho de 2018, a Juventus apareceu nas capas de todos os jornais ao garantir a contratação de Cristiano Ronaldo. A equipe pagou quase R$ 450 milhões por um contrato de quatro temporadas com o português, que deixou o Real Madrid depois de nove anos. A mudança não pegou muitos de surpresa, já que existiam rumores da transferência. Porém, o impacto que teve no clube superou as expectativas.

Com apenas três dias do anúncio, foram vendidas mais de 500 mil camisas do craque português. A Juve lucrou R$ 230 milhões e com a receita pagou quase metade do valor da transferência. Porém, isso foi apenas de imediato, já que a longo prazo o resultado foi melhor ainda. Até mesmo os principais patrocinadores do time viram um aumento de receitas e lucros no investimento, como mostra o jornal português Negócios.

Por ter uma grande base de fãs, principalmente nas redes sociais, Cristiano Ronaldo consegue aumentar a receitas de marcas em que está associado. Após assinar com a Juventus, o impacto positivo foi direto para os patrocinadores do time. A empresa Jeep, que é controlada pela Fiat Chrysler Automobiles, e a Adidas, atual fornecedora de material esportivo, estavam na capa dos principais jornais esportivos do mundo.

No entanto, foram as empresas com acordos antigos que mais se beneficiaram. Estes patrocinadores apostaram no time, antes mesmo da chegada do craque. Em 2017, por exemplo, o site de apostas Betfair acertou um contrato longo com a Juventus e ainda conseguiu colocar o craque português como embaixador da empresa. O mesmo aconteceu com a produtora de jogos eletrônicos EA Sports, responsável pela franquia FIFA.

Resultados dentro de campo

Os impactos positivos não ficam apenas fora dos gramados, já que a chegada de Cristiano Ronaldo também rendeu frutos nos torneios. Além de estar na liderança do Campeonato Italiano desde o começo da temporada, a Juventus também começou a sonhar alto na Liga dos Campeões da Europa. Nas oitavas de final, após perder por 2 a 0 para o Atlético Madrid, a equipe viu o camisa 7 marcar todos os gols da vitória por 3 a 0, no Allianz Stadium.

Com mais de 25 gols marcados na temporada, Cristiano Ronaldo parece já ter realizado um dos objetivos que tinha com o novo time. No entanto, o jogador de 34 anos ainda sonha com mais conquistas. O título italiano deve ser apenas uma questão de tempo, enquanto sonha com o sexto título da Liga dos Campeões.

Quem sofre com o efeito reverso da situação é o Real Madrid, antiga equipe do português. No final de temporada, o clube espanhol já foi eliminado de quase todas as competições que disputa e deve encerrar a temporada em branco. É quase a prova do efeito Cristiano Ronaldo no futebol, dentro e fora de campo.

Exit mobile version