Com decisões de tirar o fôlego, PlayFC define parte dos finalistas - Gazeta Esportiva
Com decisões de tirar o fôlego, PlayFC define parte dos finalistas

Com decisões de tirar o fôlego, PlayFC define parte dos finalistas

Gazeta Esportiva

Por Redação

30/10/2016 às 17:42

São Paulo, SP

Campos Salles garantiu vaga na final (Foto: Divulgação)
Campos Salles garantiu vaga na final (Foto: Divulgação)


Os jogos semifinais do PlayFC Paz nas Escolas da parte da manhã já estão encerrados e mostram algumas equipes que irão se enfrentar na grande finalíssima. Por enquanto, não houve nenhum placar elástico, mas jogos complicados e decididos apenas no segundo tempo e nos minutos finais.

O dia começou com a categoria 9-10 anos masculino, com o jogo entre Campos Salles “A” e Certus. Em um jogo bastante parelho, o Campos Salles conseguiu vencer, com o placar de 1 a 0, gol de Thiago Ribeiro. O adversário da final será o Beit Yaacov, que venceu o Pentágono por 3 a 1.

Na categoria 7-8 anos masculino, o Santo Américo “B”, time com grande torcida, perdeu para o Amorim Tatuapé por 3 x 1. O Amorim, que faz excelente campanha em outras categorias, teve seu camisa 11, Gustavo Ferrari, como o artilheiro da partida com 2 gols anotados e foi considerado o melhor do jogo. Outro confronto entre Pentágono e Beit Yaacov terminou novamente com vitória do Beit, por 4 a 3, na categoria 13-14 anos.

Técnico do Campos Salles - Marcos Mota, técnico do Campos Sales das categorias que disputam o PlayFC Paz nas Escolas, estava escondido assistindo à semifinal entre Beit Yaacov e Pentágono para saber mais sobre os dois possíveis adversários da sua equipe na grande final. O Beit acabou classificado, após vitória por 3 x 1 sobre o Pentágono, mas descobrimos que o espião não queria ver apenas o resultado, o “espião” sabia mais, muito mais.

Um dos pontos interessantes destacado por Marcos Mota, há 25 anos trabalhando no colégio Campos Salles, foi a preparação da equipe. “Antes de iniciar o torneio, locamos diversas vezes a quadra onde está sendo realizado o campeonato para os meninos se adaptarem ao tamanho das quadras, dos gols, regras, piso e bola. Nos treinos, estou utilizando bolas de diversos tamanhos e pesos para que todos se adaptem a qualquer situação”, revela Marcos.

Marcos admite que não são favoritos, e prega cautela em seu discurso. “No estudo dos americanos Richard Magill e Atkinson eles citam a teoria do invertido, que é o controle da ansiedade através de três fatores: experiências vividas, conhecimento de resultado, feedback e análise intrínseca do jogador. Somando tudo isso, acho que conseguiremos um bom desempenho do time e dos atletas”, mais algumas palavras interessantes do espião que sabia demais.

Técnico português fez sucesso na Play FC (Foto: Divulgação)
Técnico português fez sucesso na Play FC (Foto: Divulgação)


Mourinho cover - Pedro Cunha chegou no Brasil há oito anos vindo de Coimbra, cidade portuguesa que abriga a Universidade de Coimbra. Chegou aqui em terras tupiniquins e trabalhou com educação até se tornar professor no colégio Santa Cruz.

Responsável pelas categorias masculino e feminina que disputam o PlayFC Paz nas Escolas, Pedro se adaptou rapidamente ao Brasil. “Sempre fizeram tudo para que eu me sentisse em casa aqui no Brasil, por isso não sei se volto para Portugal”, relata Cunha. Além disso, principalmente após a classificação deste domingo, será complicado convencer seus alunos a deixá-lo voltar. “As dificuldades aconteceram, jogos aos domingos, já que a maioria das famílias tem seus compromissos no domingo, poucos jogadores, poucas opções, atletas contados, W.O., mas à medida que as fases foram avançando, nosso time também foi e a final está aí”, revelou Pedro.

Falando agora de sua terra natal, Pedro Cunha compara o fanatismo brasileiro pelo futebol com o fanatismo português: “Acho que após o título da Eurocopa, do Cristiano Ronaldo, da classificação feminina às finais da Euro também, após o surgimento dos resultados, acho que o fanatismo dos dois povos pela bola é igual”, opina Pedro, o Mourinho do PlayFC Paz nas Escolas.

Semifinal entre Amorim e Tecla tem emoção de sobra - A semifinal na categoria 15-17 anos masculino era um dos jogos mais esperados do domingo de PlayFC Paz nas Escolas. E quando a bola rolou, as duas escolas não decepcionaram o público que acompanhou o duelo, com emoção até o apito final.

O Amorim vinha com 100% de aproveitamento. O Tecla começou morno, mas vinha bem na fase de meta-mata. Ganhou, e bem, do 14 de Julho na última rodada. Mas parecia que não teria chance no jogo, pois muito nervoso, não conseguia organizar o seu jogo e logo foi neutralizado pelo excelente time do Amorim. Assim, o Amorim logo abriu o placar com Gabriel. E ampliou com Caetano Veloso.

Em nova investida do Amorim, Lucas fez o terceiro. O Tecla descontou com Igor depois de sofrer pênalti: 3 a 1. Já no segundo tempo, Igor descontou após falha do goleiro Geovani. Após várias tentativas erradas de conclusão a gol das duas equipes, o Tecla desceu rápido, Guilherme, considerado o melhor da partida, levou até o bico esquerdo da grande área, cortou o zagueiro e empatou o jogo.

A torcida do Tecla veio abaixo e o pessoal do Amorim parecia não acreditar no que estava acontecendo. Mas ainda tinha mais emoção reservada para o final da partida. Antes do final, Mateus foi expulso depois de cotovelada no adversário. No minuto final, Igor decretou a vitória do Tecla com um belo chute.

Conteúdo Patrocinado