PREGUINHO - Gazeta Esportiva

O primeiro jogador da Seleção Brasileira a marcar um gol em uma Copa do Mundo

Dos 14 filhos do escritor e poeta Coelho Neto, um deles virou obra-prima. João Coelho Neto, mais conhecido como Preguinho, nasceu no Rio de Janeiro no dia 8 de fevereiro de 1905 para de fato entrar para a história, mas não com as mãos e letras, e sim com outra habilidade igualmente poética: a bola nos pés.

Preguinho foi o primeiro jogador da história da Seleção Brasileira a colocar uma bola na rede em uma Copa do Mundo. No Mundial de 1930, sediado no Uruguai, o centroavante fez o tento de honra verde e amarelo na derrota por 2 a 1 para a Iugoslávia, primeira partida do Brasil naquela competição. No jogo seguinte, ante a Bolívia, marcou dois no triunfo por 4 a 0, o que o consagrou como o primeiro artilheiro brasileiro em Copas.

Naquela competição, a Seleção não reunia exatamente os melhores atletas do País, pois uma rusga entre a Confederação Brasileira dos Desportos (CBD) e a Associação Paulista de Desportos Atléticos fez com que apenas atletas cariocas fossem à equipe, adicionando também a presença de Araken Patuska, então jogador do Santos. Outros bons futebolistas da época, como Friendereich, Nestor e Amílcar, rejeitaram a convocação.

Além de goleador máximo brasileiro em 1930, com três tentos (o argentino Guillermo Stábile foi o artilheiro do torneio com oito gols), João Coelho Neto se notabilizou também por ostentar a faixa de capitão do Brasil na competição.

Tricolor, goleador e poliesportivo

 

Além das cores de sua pátria, o coração de João Coelho “Preguinho” Neto também pulsava para outras três: vermelho, branco e verde. Durante toda sua carreira esportiva, o atleta defendeu o Fluminense com todo o empenho por 13 anos, de 1925 a 1938. O centroavante foi tricampeão carioca pelo clube das Laranjeiras, em 1936, 1937 e 1938, e artilheiro do Estadual nas edições de 1928 e 1932. Ao todo, Preguinho balançou as redes a favor do clube em 184 oportunidades.

Mas ele não estava limitado apenas ao futebol. Além do esporte bretão, Preguinho praticou outras oito modalidades pelo clube: basquete, natação, pólo aquático, remo, saltos ornamentais, atletismo, vôlei e hóquei sobre patins, faturando total de 387 medalhas e 55 títulos para o Fluminense.

*Narração: Marina Panizza. Edição de áudio: Bruna Matos